Chapa diretora do Consórcio Nacional de Vacinas (Conectar) é eleita e já tomou posse

0
40

Em eleição virtual, ocorrida por meio de site do consórcio na última segunda-feira (29/03), a chapa “Conectados pelo Brasil”, única inscrita, foi eleita para administrar o Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar) pelos próximos dois anos (2021 – 2022). Ao todo, foram 682 eleitores que corresponderam ao número de 2.970 votos, já que o peso de cada voto varia de acordo com o número de habitantes dos municípios. É o primeiro consórcio público de municípios brasileiros para a compra de vacinas contra a covid-19, e também medicamentos e insumos.

A chapa “Conectados pelo Brasil” é presidida pelo prefeito de Florianópolis/SC, Gean Loureiro; 1º vice-presidente, Edmilson Rodrigues, prefeito de Belém; 2ª vice-presidente, Cinthia Ribeiro, prefeita de Palmas. Ao todo, é formada por 18 membros, conforme previsto no estatuto.

A chapa, homologada dia 26, conta com 15 prefeitos, que assumem a diretoria. No conselho fiscal, outros seis prefeitos participam três titulares e três suplentes, conforme previsto no estatuto.

A cerimônia virtual de posse da diretoria aconteceu nesta manhã, 30/04/2021, às 10 horas. A partir disso, o consórcio poderá iniciar as tratativas com os laboratórios para a compra do imunizante, insumos e medicamentos. O objetivo é unir forças com a União e os estados para dar maior celeridade ao processo de vacinação dos públicos-alvo no Brasil.

O Conectar é uma iniciativa liderada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e já conta com a manifestação de interesse de mais de 2,6 mil municípios, sendo 25 capitais, e mais de 1,8 mil cidades já tiveram sua Lei Autorizativa aprovada em suas Câmaras Municipais.

O Conectar segue com os esforços para sensibilizar o maior número de parceiros possíveis para agilizar o acesso da população à vacina.

O Conectar contará com a cooperação técnica do Banco Santander que vai garantir a realização de complexas operações bancárias internacionais para a importação de vacinas, entre outros benefícios.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta