Secretaria Municipal de Educação realiza Busca Ativa Escolar e define data de retorno das aulas

0
128

A Secretaria Municipal de Educação deu continuidade na manhã de quarta-feira, 24/02, o processo de Busca Ativa Escolar no município de Canindé de São Francisco, ano de 2021 com o tema “Fora da Escola Não Pode”.

A primeira ação do Busca Ativa Escolar aconteceu anteriormente como reunião de engajamento das equipes. Esse segundo momento contemplou a comunidade escolar do bairro Olaria, zona norte da cidade, local onde localiza-se a Escola Municipal Estudante Edna Apolônio Neta. A terceira fase acontecerá quinta-feira, 25/02, no bairro Novo, com concentração na Secretaria Municipal de Assistência Social. São várias etapas que se intensificarão em todo município seguindo um planejamento. 

Boa aceitação por parte da população

Em Canindé de São Francisco o esforço de promover a inclusão escolar por parte da equipe de Educação já tem resultados positivos. Para o secretário municipal de educação, professor Felino Bomfim, a receptividade da população foi considerada ótima. “A Busca Ativa Escolar é importante para garantir a política pública de Educação para população. Fomos bem recebidos nas residências e o número de adesões foram satisfatórios. Mesmo diante da pandemia a população precisa ser assistida e continuar estudando, por isso estamos indo às residências executar o trabalho onde o público alvo reside. Precisamos manter os alunos estudando e não termos dissidência. A data para o início das aulas, que acontecerá de forma remota, é dia 23 de março”, finalizou o secretário Felino Bomfim.

O que é Busca Ativa

A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar. Foi desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas). A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

Para entrar em contato, a professora Ceiça Viana é a Coordenadora de Departamento de Ações e Gestão Escolar (DAGE). O telefone para contato é: (79) 3346-1980.

Por Adeval Marques
Com foto da Secretaria Municipal de Educação (Romário) e informações do Secretário Municipal de Educação (Felino Bomfim) e Ceiça Viana.
Montagem da foto: Adeval Marques

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta