Nos primeiros 15 dias de administração do prefeito Weldo Mariano e Pank, a população já percebe a diferença

0
384

Canindé de São Francisco/SE – Weldo Mariano de Souza (PT), prefeito de Canindé de São Francisco, trabalha em silêncio e analisa tudo com tranquilidade. A frase que ele mais pronunciou em sua campanha e continua usando é “Quero o bem para o meu município e para todos os que vivem em Canindé de São Francisco”. Sereno e tranquilo, como mostra a foto em destaque na matéria, ele sabe que tem por sua frente um município com um dos piores quadros do Estado de Sergipe, em termos de débitos de precatórios, salários atrasados e dívidas com fornecedores. Entretanto, ele não desanima.

Apesar de ser considerada uma terra rica em arrecadação, a estrutura administrativa de trabalho, que foi criada para Canindé, é considerada pesada aos cofres públicos, exigindo a manutenção incessante para o seu funcionamento, tanto no campo do patrimônio material, quanto no âmbito imaterial e humano. Outro gargalo é a falta de emprego, fazendo da Prefeitura a maior geradora de renda e empregadora do município.

O prefeito, assim que tomou posse do cargo, estabeleceu um ritmo intenso de trabalho. Ele tem visitado secretarias e presenciado de perto a situação em que o município se encontra em todas as áreas. Aos secretários e suas equipes ele determinou que fossem providenciados levantamentos e relatórios para melhor entender a complexidade do desafio que tem em suas mãos. O vice-prefeito, Joselildo Almeida do Nascimento (Solidariedade), conhecido como “Pank”, tem estado ao seu lado observando o quadro e colaborando com sugestões. Para ambos o quadro é complexo, mas não desanimador.

Cumprindo com o desafio de promover as mudanças com trabalho e responsabilidade, ações conjuntas pelas secretarias foram elaboradas e estão em curso, algumas delas já finalizadas. Na área de Educação, o secretário, Professor Felino Bomfim, constatou um estado de quase total abandono, necessitando de limpeza, pintura e serviços em parte da estrutura física e no mobiliário das salas de aulas. Com ajuda da Secretaria Municipal de Obras, já foram promovidos os avanços.

Assim tem feito a Secretaria Municipal de Saúde, que já realizou nesses 15 dias de administração ações de macro importância. A secretária da pasta, Rosacy Alves, destacou, entre outras demandas, a busca ativa dos usuários do CAPS; a higienização de pontos estratégicos do município para enfrentamento à Covid-19 e a retomada das atividades desenvolvidas pelo Programa Melhor em Casa, que visa garantir melhor qualidade àqueles que estão em tratamento domiciliar.

Edilma Lins, secretária de Inclusão, Trabalho e Desenvolvimento Social, tem como foco a distribuição de cestas básicas em parceria com a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, assim como a entrega de kits do Programa de Aquisição de Alimentos e a busca ativa de famílias atendidas pelo Programa Criança Feliz. As três secretarias citadas trabalham diretamente com o cidadão, que é o bem maior do município, segundo o prefeito Weldo Mariano, cuja administração será voltada para o desenvolvimento da cidade e do seu povo. “A nossa administração será mais humanizada possível e assim promover o bem estar de todos”, enfatiza Weldo.

Quando se vive em uma cidade considerada como uma referência geográfica, cultural e turística, é imprescindível que exale uma boa imagem e que de fato promova qualidade de vida. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Obras massificou o serviço de limpeza urbana, capinação, poda de árvores, pintura de meio-fio, recuperação de estradas vicinais, atendimento ao cidadão e suporte às demandas das secretarias. Já a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esportes realizou ações de Limpeza e organização da Orla Salomão Porfirio de Brito, além do levantamento da situação do Hotel Águas do Velho Chico, a capinação na grama do Estádio Municipal André Avelino e do campo society da Orla. A Arena Poliesportiva Antônio Carlos Magalhães também recebeu atenção.

O setor de garagem e mecânica da Prefeitura, cujo patrimônio é composto por caminhões, máquinas pesadas e veículos de pequeno porte, passa por um levantamento minucioso, sendo um dos piores quadros encontrados em termos de recuperação. O ex-vereador Júnior da Silva Galindo, diretor do Departamento, enviará o relatório ao prefeito para análise. A autarquia SMTT, responsável pela organização do trânsito, recebeu o desafio de trabalhar para melhorar a mobilidade urbana, através da fiscalização, organização e gestão de suas competências, sob a superintendência de Fernando Santos.

A Secretaria Municipal de Administração e Finanças apresentou ao prefeito a realidade do município, que hoje tem uma herança em débitos, talvez um dos maiores do Estado. Atualizar os salários do funcionalismo público é a prioridade do prefeito Weldo Mariano. “Em minha administração o pagamento do salário dos servidores públicos é a prioridade. Não quero que falte o pão na mesa de quem trabalha pelo município. Aos poucos e seguindo o planejamento, vamos colocando tudo em ordem”, finalizou Weldo Mariano, que tem atuado incessantemente para a promoção do bem-estar de quem chega na cidade e, principalmente, de quem vive nela.

Fonte: Jornal Povão

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta