Reforma da Praça da Estrela: pequeno comerciante tem preocupação com situação

0
92

Propriá/SE – O Prefeito Valberto Oliveira (MDB) emitiu uma de suas demandas administrativas. Segundo afirmou, a histórica Praça da Estrela será revitalizada para gerar qualidade de vida, melhorar a mobilidade urbana e embelezamento da cidade. Lanchonetes e pequenos empreendimentos têm estão alocados no entorno ou internamente na Praça. Com isso, a reforma deverá trazer algumas situações que deverão ser postas na prancheta de trabalho.

A preocupação que surge no entorno da discussão é a de que os estabelecimentos alocados nela, por décadas, criou um problema social. Remoção para um novo lugar, ou para dentro do projeto da Praça, é uma das expectativas. A outra seria uma indenização, o que estaria descartado em razão dos parcos recursos do Município, salvo por alguma Emenda de Brasília.

A Praça, desde o seu surgimento na antiga Grécia, foram criadas como espaço de interação pública funcionando como espaços de lazer, debates entre intelectuais, políticos e até reuniões. Com o tempo, elas foram aos poucos modificadas acrescentando temas e ampliando o leque de ofertas ajudando à qualidade de vida. Com a chegada dos novos tempos, o modernismo têm empreendido um certo desprezo por elas, como visto em Propriá ao que se percebe por décadas.

Em relação à Praça da Estrela em Propriá, uma das justificativas é a de que no local poderia ser agregados espaços para lanchonetes e outros serviços que trariam lazer e fator de geração de economia aos cofres da Prefeitura. Entretanto, o surgimento dos pequenos comércios nela, derrotou o espaço e substituição da beleza arquitetônica e histórica que existia. Como visto na foto destaque dessa matéria, que ajuda na formação da opinião, é importante manter a identidade histórica levando em consideração fatores que geram dependência humana cobrando responsabilidades.

Por Adeval Marques
Foto: Arquivo pessoal

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta