Legado de Iokanaan e parte da realidade de Propriá. O que Valberto encontra (I)

0
77

Coluna Adeval Marques/SE – Ainda em levantamento pela equipe de governo do Prefeito Iokanaan Santana, o certo é que a administração Tempo de Reconstruir deixa uma série de realizações e outras que serão inauguradas pelo novo Prefeito, Dr, Valberto Lima. Com o tempo, Dr. Valberto verá que algumas informações levadas à ele tinham cunho de intriga e mudará o discurso.

Estão na série que serão constatadas em Relatório de Gestão: diversos calçamentos em curso por todo Município; CER-III pronto para inaugurar; Academia da Saúde, etc. A nova administração do gestor Dr. Valberto ganha um lastro positivo de dívidas que Iokanaan pagou em precatórios que trará oxigênio às contas públicas. No detalhe, Iokanaan preparava Propriá para ficar livre dos precatórios e assim começar diversas obras estruturantes que são necessárias e cobradas há anos pela população.

A nova administração encontrará problemas gritantes que foram deixados de há décadas, alguns são da época em que Valberto viveu na cidade ainda quando criança, como é o caso do esgoto que jorra dia e noite para o riacho Jacaré, totalmente em natura e sem tratamento. Para onde foram os recursos que na época vieram para Propriá para sanar situações como essas e quem estava no poder? É só um exemplo da problemática.

Iokanaan lutou com o que tinha em termos de recursos; sozinho e sem atenção do Governo do Estado de Sergipe que despreza a região do Baixo São Francisco por décadas, transformando-o no que hoje se chama de “maior bolsão de miséria de Sergipe”. As idas à Brasília deram resultados, mas o maior sonho, o da Universidade, continua um sonho.

Valberto terá a oportunidade de encontrar uma administração responsável por parte de um homem que pode olhar de frente para qualquer Propriaense, instituição pública ou privada. Não deixa dívidas e sim um legado positivo e honrado, para os que conseguem ver. Fez o que pôde e tentou fazer o melhor, mas, como o próprio Iokanaan disse: “Forças estranhas impedem o desenvolvimento de Propriá”.

“Para ouvir e ver melhor, as vezes é melhor apagar a luz”.

Por Adeval Marques

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta