“Iokanaan estava certo: só se vence com amor”, disse comerciante de Propriá

0
107

Propriá/SE – Com a decisão de maior abertura do comércio, anunciada pelo Governador Belivaldo Chagas na noite da última quinta-feira 30 de julho, Sergipe comemorou, todavia, em Propriá teve um gosto diferente. Houve explosão de alegria, lágrimas e reconhecimento.

Iokanaan e os comerciantes. A começar pelo Prefeito Iokanaan Santana que logo nas primeiras horas do amanhecer, 31/07, estava na feira com comerciantes para ver de perto a situação. Sentiu a alegria comerciantes, foi saldado com cumprimentos e falas elogiosas, dialogou e analisou toda situação com diversos cidadãos ali mesmo, no seio do povo. Sem exageros comemorou porque conhece de perto o que Propriá passou e passa diante desse momento da pandemia. Não obstante frisar que Propriá foi um dos primeiros municípios do Estado com surgimento de um caso que evoluiu para dois, estabilizando assim por meses porque trabalhou com um leque de ações ao enfrentamento perfazendo com o município fosse reconhecido, na leitura do Governo do Estado, como um dos melhores de Sergipe na contingência de casos e enfrentamento do Covid-19. Entretanto, negligências por parte de populares, fizeram com que o município voltasse para chamada “Bandeira Vermelha”, que trata da situação como de extrema preocupação pelas autoridades fazendo Belivaldo Chagas voltar decidir pela “Bandeira Vermelha”, A administração municipal, diante dos inúmeros esforços, teve como caminho acompanhar a decisão, lamentável. O Prefeito guardou silêncio e sofreu injustiças.

Quanto aos comerciantes no geral, a sensação foi de alegria e comemoração, afinal, depende de suas vendas para sobreviver. Uma categoria, em especial merece destaque: a dos feirantes. Esses sentiram de perto e muito fortemente o impacto gerado pela situação da anunciada pandemia que se mostrou impiedosa para toda humanidade. A luta do pequeno comerciante-feirante foi deveras árdua, pois o Decreto do Estado foi claro com o setor e o município teve que acompanhar sob a fiscalização da Justiça, o brioso Ministério Público que em Propriá tem Dr. Nilzir, hoje atual Presidente da Associação dos Promotores do Estado de Sergipe, uma amostra de sua competência e como um cumpridor da leis. Como o próprio Prefeito afirmou, “Vamos cumprir os Decretos, nos alinharmos com a Justiça e fazer o que pudermos pelo nosso povo. Minha luta é em salvar vidas, a política fica para depois”, frisou ele várias vezes sendo registrado pelo ouvido da Comunicação. Em depoimento ao site PropriáNews, um comerciante disse de sua alegria, uma senhora de loja pequena deu “graças a Deus esse mal tá passando”, para um feirante foi mais longe e após deixar seu depoimento via telefone, acabou por se emocionar e disse: “Iokanaan estava certo: só se vence com amor.” É a prova de que existe verdade nas ações, palavras e gestos de Iokanaan, o reconhecimento chega. São várias histórias.

Se todos estão felizes, cabe aqui um momento para analisar. Que todos tenham consciência e responsabilidade fazendo com que todas as orientações sejam cumpridas e estanquemos o vírus do nosso município impedindo sua proliferação e que não voltemos à bandeira vermelha. Lembrando que, ao fazer sua parte, cada um possa também cobrar e exigir que os demais prossigam com a mesma postura, ou então, nada poderá conter o avanço do Covid-19, uma praga que dilacerou lares com tantas perdas e da qual fez a humanidade mergulhar nesse abismo. Tá passando, depende de cada um de nós.

Gosto de pensar que a humanidade encontrará luz após o caos.

Por Adeval Marques

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta