Há um caso confirmado de coronavírus na minha casa. O que fazer?

0
36

De acordo com o Ministério da Saúde, toda a família deve ficar isolada em casa, e o caso confirmado deve ficar separado dos outros moradores

Com o aumento no número de casos de coronavírus no país, uma realidade vem se tornando cada vez mais comum: a de um paciente infectado que mora na mesma casa que a família, ou amigos, e precisa ficar isolado. De acordo com o Ministério da Saúde, em portaria publicada na última semana, todas as pessoas que habitam a mesma residência devem ficar isoladas por 14 dias – se, nesse meio tempo, reaparecerem os sintomas, a contagem zera e recomeça.

É preciso tomar alguns cuidados com o paciente infectado, que deve ficar isolado do resto da família, ainda que debaixo do mesmo teto. Segundo o governo, é preciso que essa pessoa fique dentro de um dos quartos (se só houver um quarto, os outros moradores devem dormir na sala), com a porta fechada e a janela aberta. Deve-se higienizar a maçaneta com frequência, e o lixo do paciente contaminado precisa ser separado.

O ministério também recomenda que o banheiro seja higienizado após cada uso, e os móveis da casa sejam limpos frequentemente com água sanitária ou álcool a 70%. Sofás, cadeiras, talheres, copos, toalhas e lençóis não devem ser compartilhados. Se precisar sair do quarto, o paciente deve manter, pelo menos, um metro de distância dos outros moradores e usar máscara de proteção.

Metrópoles

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta