Neópolis/SE – Os professores da rede municipal de ensino de Neópolis estão acampados na sede da prefeitura em busca de uma reunião com o prefeito Célio Lemos. O ano letivo deveria ser iniciado no dia 3 de fevereiro, mas a categoria entrou em greve, alegando falta de condições de trabalho em decorrência da péssima conservação das escolas e também em protesto à falta de revisão do piso salarial do magistério que está congelado há cinco anos, conforme informações da professora Silvaneide Ferreira, vice-coordenadora geral de base do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese) da região do Baixo São Francisco.
Segundo a professora, o piso salarial já está fixado em mais de R$ 2,8 mil, mas a categoria no município está recebendo apenas R$ 1.826,00. Os professores reclamam também da falta de merenda escola, cuja quantidade é insuficiente para atender aos alunos matriculados na rede municipal e também dos transportes escolares, cujos veículos estão sucateados, conforme a professora Silvaneide Ferreira.
Segundo a professora, a categoria esteve reunida com o secretário municipal de administração que apenas prometeu uma reunião para o dia 10, mas não citou a participação do prefeito e nem sinalizou a apresentação de uma proposta de negociação.
O Portal Infonet tentou contato com o prefeito Célio Lemos, mas não houve sucesso. A equipe de reportagem está à disposição por meio do telefone (79) 2106 8000 e do email jornalismo@infonet.com.br.
por Cássia Santana
Infonet