Propriá/SE – Uma reunião de avaliação ocorreu na tarde desta sexta-feira com a presença do Prefeito Iokanaan Santana e parte da equipe que esteve envolvida nos preparos para Festa do Bom Jesus dos Navegantes que ocorreu no último domingo, 26/jan. Todos os resultados indicaram positividades.

Vídeo TV Atalaia

“Fizemos uma avaliação e constatamos que foi promissor os resultados. Dedicamos empenho por parte das equipes envolvidas garantindo uma festa de paz, com bons atrativos e segurança. Movemos esforços financeiros do município com total responsabilidade e amparado nas leis. Não posso deixar de lembrar de todos que ajudaram nesse momento. Minha equipe de trabalho foi feliz e fizemos o que foi possível”, disse Iokanaan Santana satisfeito e otimista com a realização.

Vídeo da Aperipê TV

O evento é tido como o maior da região do Baixo São Francisco reunindo milhares de pessoas e fortalecendo o turismo mesclado e religioso local. O brilhantismo da festa é o momento da procissão do Bom Jesus navegando sobre as águas e abençoando tudo em seu trajeto, cuja configuração se dá com a saída na balsa no porto da cidade de Propriá, indo até Porto Real do Colégio/Alagoas, voltando à Propriá e indo visitar o mastro da Quintino Bocaiúva, local onde surgiu o primeiro mastro da cidade e voltando passa na frente do mastro da Banca do Peixe; segue descendo pela margem do rio, na frente de Propriá até a Ponto da Integração nacional e nesse espaço ele visita ainda o mastro da Poeira e mastro da Nelson Melo. Em todas essas visitas, o Bom Jesus é saudado por centenas de fogos que estouram representando as salvas dos fies. Barcos, lanchas e outras embarcações acompanham a Balsa. A finalização é com o retorno ao porto de saída e dai ele segue até a Igreja Catedral onde só volta a aparecer no ano seguinte na mesma ocasião. Nesse tempo, para preparar a cidade para tal acontecimento, é preciso todo um planejamento de logística e a cidade se prepara para receber os visitantes romeiros. Comércio se agita, chegada do parque, pousadas ficam lotadas juntamente com bares e restaurantes. Toda uma cadeia produtiva se alinha para fazer acontecer esse momento. É nesse ponto que a Prefeitura Municipal, por meio das equipes de secretarias, são tomadas de responsabilidade, cuja imagem recai sobre a responsabilidade da administração atual em fazer o que for melhor para o evento religioso.

“Todas as nossas secretarias, seus secretários e funcionários, estiveram presentes ajudando nesse momento. Essa é a nossa responsabilidade e eu só tenho a agradecer e declarar meu obrigado a todos e parabenizar Propriá por mais uma festa do Bom Jesus e sem esquecer do grande papel da Igreja que desempenhou a grande missão de fortalecer a fé católica. Muito obrigado”, finalizou o Prefeito Iokanaan Santana.

Por Adeval Marques

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta