Propriá se despede de Gato Seco: uma História para ser contada…

0
281

Um pouco sobre Gato Seco….

José Vieira Gomes, mais conhecido por Gato Seco, faleceu na entrada de 2020, no dia 02 de janeiro. Viveu o tempo marcado por Deus. Com poucas informações fornecidas pelo Cabo da Polícia Militar de Sergipe, o Propriaense Isaias Santos, podemos ver a contribuição do homem que nasceu ainda no século 20, viu passar uma Propriá onde o imperativo era o amor pela cidade e suas manifestações culturais. O legado de Gato Seco foi seu envolvimento com a arte, cultura e esporte local, como assim ressaltou Isaias. Na fundação da Banda Anjos Alados, da cidade de Propriá, com 20 anos de existência, da qual Isaias e guitarrista, Gato Seco foi importante incentivador e colaborador. A Banda Anjos Alados nasceu na residência do velho e querido Gato Seco.

Outros ensaios que tiveram a mão de Gato Seco é a equipe de futsal Cyclone, a maior vencedora de esporte amador nas quadras de Propriá. Muitos lembram das partidas inesquecíveis.

Vídeo:

O Mastro da Poeira é um dos nomes que mantém a tradição em pé e Gato também esteve por lá. Todos os anos, na derrubada e saída do mastro, um grande número de pessoas o levavam o grande pau que já foi mastro de Canos de Tolda até sua casa onde ele recebia, às vezes com lágrimas nos olhos, discretamente, pois a saúde e idade o privou de participar. Ele era integrante da Comissão do Mastro da Poeira.

Na vida do trabalho ele mantinha uma linha de ônibus entre a cidade de Porto Real do Colégio/Penedo, correndo pela estrada da beira do Rio, passando por povoados como Tapera do Itiúba, Lagoa Grande, Chinaré, entre outros que se localizam no Estado de Alagoas. A linha tem mais de 30 anos, transportando vidas e histórias.

Entre outras notícias existem as lembranças de amigos que conviveram com ele. São depoimentos inúmeros que dariam para publicar um livro sore um Propriaense que atravessou todo um século de História e deixou seu legado.

Seu sepultamento será às 16h no Cemitério Paroquial, desse dia 03 de janeiro. Pela popularidade de José Vieira Gomes, o Gato Seco, não há dúvidas de que será gigante, como disse o Cabo Isaias Santos.

Uma Propriá cheia de História para ser contada…

Por Adeval Marques
Graduado em História
Com informações de Isaias Santos

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta