Projeto do Ministério da Saúde para consolidar planos de emergências chega ao Lacen Sergipe

0
40
O fortalecimento da Rede de Laboratórios de Saúde Pública para Atendimento às Emergências de Vigilância em Saúde. Foi esse o fim da visita técnica, realizada durante esta semana aos serviços Recepção e Coleta de Amostras, Insumos Estratégicos, Microbiologia, Entomologia, Biologia Molecular e Sorologia, Redelab e Diagnóstico de Produtos e Ambientes do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), unidade gerenciada pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH).
A atividade integra o projeto destinado ao plano de emergências de agravos em saúde pública da Coordenação Geral da Rede de Laboratórios Públicos (CGLAB) do Ministério da Saúde (MS), sob a execução da Fundação Oswald Cruz (Fiocruz) de Brasília. Na reunião de abertura a diretora geral da FSPH, Luciana Déda, comentou sobre a importância dos diagnósticos processados na unidade.
“Os serviços ofertados a população através do Lacen são contratados pela Secretaria de Estado da Saúde. A unidade é responsável pela capacitação de toda a rede laboratorial e também atua como agente notificador dos agravos em saúde pública para tomada de decisões por parte da Vigilância Epidemiológica e a Atenção Básica de Saúde”, destacou a gestora.
Durante a visita os técnicos da Fiocruz, Márcio Garcia e Thais Mimizzi, além de conhecer os laboratórios, realizaram o levantamento dos exames ofertados na unidade, insumos utilizados para o processamento de amostras para análises doenças como, Dengue, Zika vírus, Chikungunya, Leishmaniose, Hepatites virais, Sarampo, Hanseníase, Esquistossomose, dentre outras.
“Esse projeto do Ministério da Saúde engloba todos os laboratórios centrais do Brasil. O Lacen de Sergipe esta muito bem avaliado nos requisitos apresentados em um questionário prévio”, salientou Cliomar Alves dos Santos,  superintendente do Laboratório Central ao enfatizar que a proposta do projeto do Ministério da Saúde é verificar as áreas que podem melhorar o nível de excelência e qualidade dos serviços prestados na unidade.
Parceria
De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) Sheila Maria Teixeira Lima, a visita dos técnicos da Fiocruz foi uma oportunidade para conhecer in loco os diagnósticos laboratoriais realizados em Sergipe. “Foi um momento de integração em que fortalecemos a parceria Lacen, SES e Diretoria de Saúde para o planejamento de ações em 2010, com o olhar voltado para ampliação de assistência à saúde da população sergipana”, frisou Lima.
SES

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta