Propriá registra aumento da vazão de 1.080 m³/s hoje (20)

0
58

O aumento da vazão do rio São Francisco foi registrado na cidade de Propriá e comemorado por pescadores. Na madrugada de hoje, 20/nov., pescadores que colocavam redes registraram não só o aumento como também a força da correnteza.

Como anunciado pela Chesf, a vazão aumentaria a partir do dia 18/nov., data em que abriria as comportas de Xingó elevando o valor da vazão. De acordo com a Chesf, a programação, que estava prevista para começar na última segunda-feira 11, será nas seguintes datas e respectivas vazões defluentes médias diárias:

Dia 18/11 – 1.080 m³/s
Dia 19/11 – 1.373m³/s
Dia 20/11 – 1.777m³/s
Dia 21/11 – 1.400m³/s

Após o término da programação definida, a operação de defluência das usinas retornará aos valores praticados anteriormente. A Carta Circular da Chesf informando às entidades e usuários do rio sobre a citada programação está em anexo.

Mesmo temporária o aumento da vazão, a iniciativa é bem vinda. “A calha do rio vai ser revitalizada e parte da vegetação e bancos de areia podem sofrer alterações positivas melhorando a navegabilidade e pesca, disse Carlos que é pescador há mais de 30 anos.

Por Adeval Marques

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta