SES apoia em Sergipe estudo inédito sobre alimentação e nutrição infantil

0
6

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está apoiando a realização, em Sergipe, do inédito Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), que terá início no próximo dia 11, com a coleta de dados nos municípios de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro, voltado para crianças de até cinco anos de idade. O estudo é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com previsão de divulgação dos resultados em fevereiro de 2020.

O estudo é, na verdade, um inquérito nacional, de base domiciliar, segundo enfatiza o Área Técnica de Alimentação e Nutrição da SES, Ronaldo Cruz, acrescentando que os entrevistadores irão até os domicílios das famílias em 17 bairros de Aracaju e cinco do município de Nossa Senhora do Socorro, com o objetivo de avaliar crianças menores de cinco anos quanto a práticas de aleitamento materno, de consumo alimentar, do estado nutricional, e deficiências de micronutrientes.

De acordo com Ronaldo Cruz, este será o maior e mais completo estudo do gênero no país e servirá para fomentar as políticas públicas de saúde e nutrição do Brasil, principalmente porque traz um elemento a mais: a coleta e análise bioquímica dos nutrientes das mães e das crianças. “Com isso teremos dados importantes em relação a possíveis carências alimentares e nutricionais, nos possibilitando, sobretudo, uma reavaliação das políticas públicas dos programas e ações sociais em nosso país”, disse.

Destacou que os resultados trarão um diagnóstico real das condições de nutrição das crianças brasileiras e viabilizarão a formulação ou adequação de políticas e ações sociais baseadas em evidências. “A partir do estudo a SES e os municípios, nas suas diversas áreas de atuação, poderão desenvolver melhor o monitoramento, acompanhamento e avaliação das suas ações voltadas para as crianças”, finalizou.

Foto: Flávia Pacheco SES

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta