Indignação em Canindé: “Se Ednaldo voltar, vamos às ruas gritar Fora Ednaldo!”

0
404

A indignação de populares do município de Canindé de São Francisco no dia de hoje, 01/11, parece ter ultrapassado a barreira do aceitável. Ao saber que o ex-prefeito Ednaldo da farmácia pode voltar ao cargo, um chamamento público de manifestação pode ser registrado: “Se Ednaldo voltar ao cargo, vamos às ruas gritar Fora Ednaldo!”, afirmam.

A ação movida pelo ex-prefeito, que foi cassado pela Câmara Municipal de Canindé do São Francisco, solicitando a nulidade do julgamento dos vereadores, foi acatada pelo Promotor de Justiça, Dr. Emerson Oliveira Andrade. Ele entendeu que houve erro no procedimento pela Parlamento Municipal, violando o processo legal de impeachment.

O senso comum não aceita o retorno do ex-prefeito. “Em pouco dias estamos vendo algo acontecer, mesmo que timidamente, mas acontecendo. A cidade está mudando a cara e temos agora alguém acessível, que esta pensando em resolver a problemática deixada por uma administração que teve falhas do ponto de vista ético, moral e de responsabilidade para com a coisa pública e o próprio MP se manifestou por diversas vezes. Como podemos voltar ao sofrimento de antes. É impossível que sejamos sacrificados desse jeito como se fossemos boi indo ao matadouro”, desabafa um profissional da Educação. Foram mais de 25 manifestações de populares feitas ao site via aplicativo Telegram e whatsapp: (79)-98814-8047.

O medo da população, segundo a interpretação oportunizada por meios das mensagens enviadas, é de que o caos volte a reinar, ou seja, a não solução aos salários atrasados, as ruas sujas e os serviços precários, iluminação, postos de trabalhos defasados, altas gratificações surrupiando o erário ou economia pública, veículos da rota escolar, escolas e outros patrimônios sem condições de trabalho. Lembram-se que o próprio MP fechou um Posto Médico no Povoado Curituba, etc. Como entender que a justiça, por meio de um dispositivo técnico, possa ignorar todas essas situações deixadas que ainda estão sem soluções?

“Ninguém quer um rei mal coroado, ou um rei que não quer o amor em seu reinado. Profissionais, comerciantes, religiosos e estudantes vão aderir ao manifesto que vamos organizar. Vamos à porta do MP e do Fórum protestar. Não queremos um prefeito que ande com seguranças para que não nos aproximemos, ao menos Weldo anda na rua como se não fosse prefeito. Vamos chamar a imprensa e as redes sociais e denunciar. Não vamos cruzar os braços“, disse uma das fontes.

Se a justiça entende pelo retorno do ex-prefeito, coisa que a maioria acredita não acontecer, o que se diz é que o município pode virar uma bagunça sem controle. A história relata que, quem autoriza tem maior responsabilidade dos que são instrumentos de execução.

Um município que tem um dos piores históricos no Estado de Sergipe, manchado de sangue, suor e lágrimas, superou há muito as manchetes negativas que eram publicadas na imprensa do Estado e País, ganhou repercussão nacional. Canindé de São Francisco é a terra da riqueza, esperança e solidão porque não teve sorte com seus administradores, mas a justiça tem a oportunidade agora de evitar que entre no que a população já chama por “O tempo das trevas.”

A justiça decide.

Por Adeval Marques

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta