Vereador Ricardo Possidonio quer transformar festa do Lambe-sujo e Caboclinhos em Projeto de Lei em Itaporanga D’Ajuda

0
116

Atenção com a Cultura, história e tradição de Itaporanga da Ajuda

O vereador Ricardo Possidonio, pretende debater na Câmara Municipal a importância da tradicional Festa do Lambe-sujo e Caboclinhos. Ele levará para análise dos demais pares da casa de leis, a ideia de transformar em Projeto de Lei a festa que já se transformou em um grande evento da identidade cultural do Povoado Duro, Povoado Araticum e  Povoado Minante. É folclore de raiz e realizada todo último domingo de outubro.

Para Ricardo, a festa é um momento não só de festa, mas sim de confraternização, é ainda palco de encontro de velhos amigos e continuidade de uma tradição cultural que precisa não só ser mantida e preservada, mas sim, ser elevada a condição e patamar de reconhecimento cultural que merece. Na festa de lambe-sujos e Caboclinhos o momento simbólico é o fato de várias gerações se encontrarem ali  numa forte dramaturgia de combates e disputas entre negros e índios no período colonial.

Pós-graduado em História e vereador de primeiro mandato, Ricardo observa diversos aspectos cultuais de Itaporanga que precisam ser valorizados e quer contribuir. O Projeto de Lei da festa do Lambe-sujo e Caboclinhos, de autoria dele, é só um de seus projetos que serão apresentados com foco em várias temáticas locais. Itaporanga da Ajuda é um dos municípios do Estado de Sergipe com grande importância histórica.

O Projeto de Lei versará, entre outros valores, sobre a importância para a Cultura, História, tradição e reconhecimento enquanto patrimônio imaterial do povo de Itaporanga.

Por Adeval Marques
Foto: CET7

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta