Alunos do curso de formação de soldados colaboram com doação de sangue

0
26
Mario César Bispo Ramos Junior é doador de sangue do tipo O negativo e colaborou com o serviço de doação de sangue do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). Acompanhado de outros colegas do curso de formação de soldados do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da Polícia Militar de Sergipe (PMSE), os alunos doaram sangue para ajudar pacientes atendidos na rede hospitalar.
“Pelo menos a cada três meses recebo ligação do serviço social daqui. Sei que meu sangue é raro e sou doador universal, posso ajudar a salvar a vida de qualquer pessoa independente do tipo sanguíneo. Por isso, faço questão de comparecer”, ressaltou Bispo.
Doador Paulo Vinícius Melo da Mota, contribuiu com o serviço junto com outros colegas militares. “Esse é um ato de responsabilidade social que devemos praticar. Sempre venho doar, mas hoje o motivo foi o tratamento do familiar de um colega”, contou Melo.
A gerente de Coleta, Florita Aquino, informou que os estoques de sangues fator Rh positivo estão em níveis satisfatórios. “Temos hemácias e plaquetas para atender a demanda. Estamos trabalhando diariamente para captar sangues fator Rh negativo”, justificou ao acrescentar. “O gesto do doador Mario César é essencial para o Hemocentro atender a demanda transfusional que acontece nos hospitais, e necessita de sangues raros como, O negativo”, detalhou a enfermeira.
Conforme a legislação o homem pode doar a cada dois ou três meses e as mulheres a cada três ou quatro meses.  “Qualquer pessoa em bom estado de saúde pode doar, basta ter idade entre 16 a 69 anos e peso superior a 50 quilos. Na noite anterior a doação o voluntário deve dormir pelo menos seis horas e também evitar ingerir bebida alcoólica nas doze horas anteriores ao procedimento”, informou Aquino ao avisar.
Vale lembrar que o dia da doação é importante comparecer ao Hemose bem alimentado.  Mais informações através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259- 3174.

SES

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta