Programa IST/ Aids da SES realiza ação de prevenção para idosos

0
21

Dando continuidade as ações de prevenção, na manhã desta quinta-feira, 10, o Programa IST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou uma palestra direcionada aos idosos cadastrados no Serviço Social do Comércio (SESC). Durante a ação, além de serem debatidos temas como Sexualidade na Terceira Idade com o objetivo de orientar, sobretudo , a respeito do uso correto do preservativo, tanto o masculino como o feminino.

A ação realizada teve como objetivo principal abordar a realidade vivida pelos idosos nos dias atuais, a melhora na qualidade de vida, as mudanças do corpo, a presença ativa das relações sexuais e a importância da realização dos testes rápidos para todos. Apesar de existirem idosos que atualmente não têm a vida sexual ativa, é necessário realizar o teste rápido, pois existem infecções silenciosas, como a sífilis.

De acordo com o gerente do Programa IST/Aids, Almir Santana, alguns profissionais de saúde não abordam a questão da sexualidade na terceira idade, pois ainda acreditam que elas são assexuadas, porém não são, houve alterações entre o comportamento do idoso atualmente.

“O idoso hoje é diferente do de antigamente, houve uma melhora na qualidade de vida, no comportamento, os idosos também adotam o hábito de “ficar” sem compromisso, e por motivos como esses, é preciso conversar, alertar para importância do uso do preservativo e da realização dos testes rápidos. A ação de hoje foi bastante participativa com muitas perguntas acerca do tema”, ressalta Almir Santana.

SES

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta