Os deputados estaduais usaram o Pequeno Expediente da sessão desta quarta-feira, 2, da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para anunciar que os recursos prometidos pelo ministrado da infraestrutura, Tarcísio Freitas, para a conclusão das obras de duplicação da BR-101 em Sergipe foram cortados.

“ Hoje tive a notícia de que Sergipe e o trecho da BR 101 não são prioridades do Governo Federal. O recurso solicitado e prometido não virá. Falei com o Dnit e tive a informação que os recursos não foram alocados para o ano que vem, e a informação que tive in off, é que os recursos foram destinados aos estados de Pernambuco e Bahia, enquanto isso estamos perdendo vidas pela precariedade da BR e do descaso com Sergipe”, reclama.

O deputado Zezinho Sobral (Podemos), líder da bancada do Governo, disse que já está em contato com os senadores e deputados federais da bancada sergipana para tentar reverter essa situação. “Vamos solicitar que audiências sejam marcadas, uma atrás da outra, nós vamos acompanhar os parlamentares nessas audiências. Vamos ser insistentes e persistentes nessa questão da BR 101 porque isso não é admissível. Passou o pleito eleitoral, e hoje a responsabilidade é do Governo prestar assistência a população sergipana. O único trecho na BR 101 no Brasil não concluído é o trecho da BR 101 Norte em Sergipe, isso não pode acontecer”, afirma.

Zezinho disse ainda que políticos da cidade de Alagoas anunciaram nesta quarta-feira, 2, o início das obras da ponte que ligará o Estado de Sergipe a Alagoas. “Se o Governo federal vai liberar R$ 400 milhões para a construção da ponte que vai ligar Penedo (AL) a Neópolis, como não tem 100 milhões para atender a conclusão da BR 101 que também conclui com o encabeçamento da ponte do Rio São Francisco que também está pronta. Isso precisa ser enfrentado e vamos persistir”, conclui.

Portal Infonet entrou em contato com o DNIT através do telefone fixo do órgão em Sergipe, mas ninguém atendeu as ligações.  Foi enviado e-mail, mas até o fechamento da edição não recebemos retorno. O Portal Infonet está à disposição através do telefone (79) 2107-8000 ou pelo e-mail jornalismo@infonet.com.br.

22 anos

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, garantiu para parlamentares da bancada federal de Sergipe, no dia 29 de maio deste ano, que a duplicação da BR-101 é prioridade do seu governo e que já está providenciando para este ano a conclusão de mais 25 quilômetros (sete quilômetros entre Carmópolis e Laranjeiras e 18 quilômetros entre Propriá e Japaratuba) e o encabeçamento da ponte sobre o Rio São Francisco.

A duplicação da mais longa rodovia brasileira, que corta 12 estados ligando o Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul pelo litoral do país, se arrasta há 22 anos, desde junho de 1997, no governo Fernando Henrique Cardoso. O governador de Sergipe era Albano Franco.

Por Karla Pinheiro
Infonet

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta