Os eleitores de Canindé do São Francisco, distante 213 quilômetros da capital, vão as urnas novamente para escolher o novo prefeito do município. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a nova eleição deve acontecer em até 90 dias e a data do pleito deve ser definida até a quarta-feira, 2, em sessão plenária.

A Câmara de Vereadores do município notificou o juiz de Comarca de Canindé, que por sua vez notificou o TRE/SE. Há a possibilidade de o novo pleito eleitoral ser realizado no dia 1º de dezembro, juntamento com a eleição do município de Santana do São Francisco.

Na resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o dia 1º de dezembro é a última data possível para as eleições em 2019. As datas para eleições em 2020 ainda não foram publicadas. Nesta terça-feira, às 14h, o presidente do TRE/SE se reúne com os secretários e o coordenador de planejamento, Marcelo Gerard, para definir a data da nova eleição.

“Se a decisão for pelo dia 1º de dezembro, a votação deve acontecer ainda hoje na sessão plenária que acontece às 15h ou na sessão desta quarta-feira, 2, marcada para 14h, porque o prazo para as convenções é dia 11, então precisa definir a data até amanhã”, explica Guilherme Muniz,  coordenador de processamento do TRE/SE.

Entenda

O prefeito de Canindé do São Francisco, Ednaldo Vieira Barros, conhecido como Ednaldo da Farmácia, sofreu impeachment no dia 23 de setembro. A decisão foi tomada por unanimidade pelos vereadores do município após conclusão do relatório da CPI que comprovou fraude na compra de materiais hospitalares e farmacêuticos, e ausência do repasse ao INSS e dos valores de empréstimos consignados as instituições financeiras.

O prefeito foi afastado imediatamente e o presidente da Câmara, vereador Weldo Mariano de Souza, assumiu a prefeitura e fica no cargo até que nova eleição seja realizada. Ednaldo da Farmácia era vice-prefeito do município e assumiu a gestão municipal quando o prefeito eleito, Orlandinho Andrade, faleceu em março de 2017.

Por Karla Pinheiro
Infonet

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta