A Central de Transplante (CET), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizará neste sábado, 21, no Parque da Sementeira, a 1ª Corrida Sergipana pela Doação de Órgãos, com largada prevista para as 16 horas. O evento de 6 km, que conta com inúmeros parceiros, será no estilo revezamento e tem como objetivo conscientizar a sociedade para a importância da Doação de Órgãos, uma atitude que salva vidas.
Sergipe, estado que se tornou pioneiro em transplantes quando realizou, em 1986, o primeiro transplantecardíaco do norte-nordeste, apesar da história, atualmente apresenta uma recusa familiar que chega a 78%.
De acordo com o coordenador da Central de Transplante em Sergipe, Benito Fernandez, é preciso instrumentalizar a sociedade, chamar a atenção dos profissionais de saúde, para a questão da doação, a fim de mudar o panorama existente hoje.
“O transplante é uma modalidade terapêutica que depende essencialmente do doador. Sem ele nada pode ser feito. Estamos pleiteando, por exemplo, o retorno dos transplantes renais em Sergipe e precisamos melhorar a oferta de órgãos, reduzindo a recusa familiar”, disse Benito.
Entrega de Kits
A entrega dos kits acontecerá no mesmo dia e local da Corrida, das 14h às 15h30. Cada participante das equipes deverá levar 2 kg de alimentos não perecíveis para trocar pelo kit do atleta. Os alimentos arrecadados serão doados para o Retiro dos Idosos.
Premiação
A Corrida não tem caráter competitivo, no entanto, como incentivo, haverá premiação para os primeiros lugares das equipes trio feminino, trio masculino e trio misto. Cada atleta receberá um troféu de participação.Para mais informações, entrar em contato através dos telefones: (79) 3024-5955 e (79) 99981-5955.
SES

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta