SES capacitará profissionais para Sistema de Apuração e Gestão de Custos do SUS

0
15

Com a finalização do mapeamento e coleta dos dados, junto às Unidades Assistenciais Hospitalares e Especializada, o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – CIDES da Secretaria de Estado da Saúde (SES), dará início à 2ª fase de capacitação da equipe, voltada para o uso do  Sistema de Apuração e Gestão de Custos do SUS- ApuraSUS -ferramenta que otimiza de forma padronizada e estruturada a apuração e gestão de custos em saúde. A capacitação será realizada por facilitadores do Programa Nacional de Gestão de Custos – PNGC, do Ministério da Saúde (MS), nos dias  17, 18 e 19 na Faculdade Estácio/ Fase de 8 às 12h.

De acordo com a gerente do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Cides), Eliane Nascimento, durante a execução das etapas iniciais a equipe do PNGC do MS e a equipe do Programa Estadual de Gestão de Custos – PEGC, do CIDES/DIPLAN/SES, ofereceram suporte necessário aos técnicos das unidades assistenciais na realização de todas as etapas de implantação da apuração de custos na estruturação de centros de custos, esclarecendo dúvidas e acompanhando o desenvolvimento das atividades, presencialmente ou à distância.

“O treinamento no ApuraSUS, está sendo executado em parceria com PNGC/MS, DAIS/NEEPS e FUNESA. Nesta etapa participarão do treinamento técnicos de 13 Unidades Assistenciais da SES e do Hospital Cirurgia, além de técnicos de Hospitais da SMS Aracaju, da TI e da DIPLAN da SES. A equipe do SAMU que cumpriu etapas anteriores não participará nesse momento em virtude do ApuraSUS não disponibilizar parâmetros compatibilizados para este tipo de serviço, porém a equipe do PEGC/DIPLAN/SES irá manter acompanhamento à equipe do SAMU para que possamos avançar na gestão de custos de forma paralela”, revela.

SES

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta