É o terceiro ano consecutivo com notas abaixo do que o TCE chama por DEFICIENTE

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) fez a divulgação em seu site oficial (http://www.tce.se.gov.br) da nota da Transparência Pública de todos os portais das Prefeituras do Estado de Sergipe na manhã desta sexta-feira, 13/09.

Na avaliação do TCE a Prefeitura Municipal de Canindé de São Francisco teve vários itens grafados em “vermelho” no relatório chamado de “Resultados das Últimas Avaliações dos Portais de​ Transparência.” Esse dado corresponde à informação não prestada, conforme indica o relatório.

Foram mais de 20 itens negativados pela instituição fiscalizadora e orientadora dos órgãos públicos Câmara Municipal e Prefeituras. A falta de tais informações não declaradas (vide relatório) implicou na nota de 5,9 considerada como “DEFICIENTE” pelo TCE. No ano de 2017 a nota foi menor, mas o avanço atual continua sendo ruim reforçando o que a opinião pública local qualifica como falta de competência administrativa pelos entes.

A importância de ter os portas dos municípios com a máxima transparência diz respeito ao processo de moralização que o País busca há mais de dez anos estabelecer como um parâmetro indicativo de que os gastos públicos estão sendo feitos com a maior lisura por parte dos administradores. Existe um “grito” em Canindé por parte da população que pede responsabilidade com a coisa pública que ainda não foi ouvido.

Para acessar o material e baixar o relatório “Resultados das Últimas Avaliações dos Portais de​ Transparência” clique aqui. É possível comparar a nota de Canindé de São Francisco com outras Prefeituras.

Por Adeval Marques

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta