Desabafo: “Somos leões governados por cervos. Somos os abandonados de Canindé de São Francisco”, disse uma Professora

0
211

Enquanto o Professor não for tratado com “P” maiúsculo, mesmo sendo leão se deixando governar por cervos…

O grande historiador grego Plutarco (46 d.C – 120 d.C), que foi também filosofo, gravou para história uma frase muito oportuna: “Um exército de cervos comandado por um leão é muito mais temível que um exército de leões comandado por um cervo.”

A classe dos professores é representada por órgãos como o Sintese e dentro do meio,  algumas figuras de grande expressão no Estado de Sergipe, ou são simpatizantes ou deles vieram chegando à classe da política obtendo cargos importantes de vários governos. Entretanto, há um silêncio apático sobre o momento no município que ainda se mantém como um dos mais ricos de Sergipe.

A Nota emitida pela administração do município, de que só pode pagar o valor de 50% do salário aos professores, fez com que gerasse um desabafo por uma delas: “Somos os abandonados de Canindé de São Francisco. O salário de 50% pago para nós, o Professores, é a prova e dor em saber que no Brasil as leis são tênues e nossos representantes uma mentira”, desabafou uma Professora emocionada ao site Propriá News via whatsapp. Onde estão as vozes de Canindé ou deles quem tem interesse em administrar o atual “problemático” município? Quem critica hoje e terá as soluções para o futuro ou será apenas promessas de campanha?

Em Canindé de São Francisco, é inegável que o quadro atual é, em parte, atribuído para algumas gestões que não o promoveram ao patamar de qualidade de vida, desenvolvimento e sustentabilidade que poderia ser. Já foi dito que, nos cofres do município passou aproximadamente 2.5 bilhões em receitas diretas. Em que foi usado tanto dinheiro?

Nota da Secretaria Municipal de Administração e Finanças de Canindé de São Francisco (Enviada via whatsapp)

“A Secretaria Municipal de Administração e Finanças informa que estão sendo encaminhados as Agências Bancárias nesta quarta-feira, 11, os pagamentos de funcionários efetivos de agosto 2019.

Secretaria de Obras e Serviços Público, Agricultura, Controladoria Geral do Município, Procuradoria/ Adm e Finanças, SMTT, Gabinete do Prefeito, 50% dos Professores efetivos, restante dos funcionários da saúde referente julho/ 2019, contratados da saúde mês julho, Conselheiros Tutelares, Motoristas e Recepcionistas do Conselho Tutelar.

Próxima semana traremos mais informações.”

É questionável o fato da administração do município pagar, aos professores, o valor de 50% do salário. Mesmo diante de tanta luta, reuniões e acertos, o fato de que o pagamento provém do Fundef. É lei e deve ser cumprido. “Agradecemos a você, Adeval Marques do aos Dr. Luiz Eduardo Costa por entrarem na briga pelo povo de Canindé de São Francisco e em especial nossa classe, mas a verdade é que aqui existe muita gente comendo muito bem com seus salários gordos obtidos na época em que o município foi administrado para amigos e familiares. Esse é o efeito daquela época. Somos leões governados por cervos. Somos os abandonados de Canindé de São Francisco”, disse uma Professora” Por isso o desabafou a Professora (sic).

A ciência Historia diz que não registra grandes ações oriundas “dos fracos.” Voltemos à frase de Plutarco: “Um exército de cervos comandado por um leão é muito mais temível que um exército de leões comandado por um cervo.” A própria classe sabe o que fazer.

Por Adeval Marques
Foto: Revista Canindé (2011)

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta