Diante do medo e dos alertas que o sarampo vem trazendo aos brasileiros, o município de Propriá pode ficar tranquilo quanto à estrutura que sempre esteve pronta para receber quem precisa da dose da vacina.

O Secretário Municipal de Saúde informou ao site Propriá News que todos os Postos de Saúde estão estruturados para os serviços de vacinação contra o sarampo juntamente com os profissionais. Por sua vez, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), também informa em vídeo sobre a importância da vacina, quem deve se vacinar e como ele infecta o ser humano.

A saber, o sarampo é uma doença infecciosa por um vírus altamente contagioso – falaremos da transmissão mais pra frente. Parte das pessoas que o contraem lidam com ele sem manifestar quaisquer sintomas. Outras sofrerão com:

Manchas no corpo e no rosto, Coceira, Conjuntivite, Febre, Tosse persistente e Infecção no ouvido. O maior problema, no entanto, envolve as crianças, que têm o sistema imunológico mais frágil. Entre elas, quadros de pneumonia, convulsões e morte são mais comuns. O vírus do sarampo é facilmente passado de um indivíduo para outro através de secreções. Ou seja, um espirro ou um beijo são mais do que o suficiente. A enfermidade é transmitida durante a fase mais ativa do problema, em que o paciente apresenta febre alta e mal-estar, por exemplo. Isso costuma durar uns quatro dias. (Saúde)

Em 40 dias, casos no estado de São Paulo aumentaram 586%. Foram 350 moradores infectados, número que representa 82% dos registros em todo o país. Dados são do Ministério da Saúde. (O Globo)

Por Adeval Marques
Foto: Reprodução

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta