Cientistas descobriram o que pode ser usado para salvar a camada de gelo na Antártida Ocidental do colapso total, relata a Science Alert.

edição Science Alert indica que o colapso da capa de gelo da Antártida Ocidental conduziria a subidas do nível do mar de cerca de três metros em todo o mundo, colocando cidades como Nova York, Xangai, Tóquio e Calcutá sob ameaça.

Cientistas do Instituto Potsdam de Pesquisas sobre o Impacto Climático da Alemanha explicam que para proteger a cobertura de gelo serão necessárias pelo menos 7,4 trilhões de toneladas de neve artificial, que deveria ser pulverizada ao longo de 10 anos.

Além disso, seriam necessárias cerca de 12.000 turbinas eólicas para fazer operar os geradores de neve nas geleiras. Por conseguinte, a melhor solução seria reduzir as emissões de gases de efeito estufa que contribuem para o aquecimento global.

Danos ambientais

A camada de neve iria engrossar, pressionando o glaciar contra o leito rochoso e tornando-o mais espesso. No entanto, isto é tecnicamente muito difícil de executar e havia que ter o cuidado de não causar ainda mais danos ambientais.

“Coletar e congelar água do mar para a depositar no topo da geleira poderia afetar o meio ambiente de todas as formas que nem sequer podemos prever”, alertam eles.

Por Sputnik Brasil

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta