Moradores denunciam: Muro da barragem está obstruído e Lagoa de Zeca pode transbordar

0
124

A história se repete todos os anos

A intensidade de chuvas de inverno que vem caindo na região tem deixado moradores preocupados no entorno da antiga Lagoa das Pedrinhas, hoje conhecida por Lagoa de Zeca. Segundo áudios e fotos enviadas ao site, o acumulo de restos de construção e lixo descartados por parte de alguns moradores inconscientes vem ajudando na obstrução do muro de contenção que faz a água escorrer para o rio São Francisco.

Foto do local por moradores

Todos os anos, na época de inverno com intensidade de chuva, a história se repete. Em 2017 houve sinal de alerta e uma força tarefa da Codevasf e Prefeitura estiveram no local para verificar a situação. Na ocasião o Secretário Municipal de Defesa Social, Antônio Souza, tentou promover ou implementar ação conjunta para realização da escavação, obstrução de lixo, limpeza da vegetação, contudo, não houve avanços.

Em grande parte a situação tem enlace com a falta de educação, consciência ambiental e o despertar para o sentimento de zelo por parte da população. O local foi loteado sem o olhar de uma situação técnica e as implicações futuras que os residentes poderiam ter no futuro. Como resultado o ônus fica por conta do Município.

Confira o vídeo produzido em 2017 pela Asscom do Município com o Secretário Municipal de Defesa Social e membros da Codevasf sobre a ação que seria executada.

Por Adeval Marques
Foto: morador do local/leito do site Propriá News

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta