Helena também fez entrega de prêmios para outras mulheres

A Professora Helena Santana, Primeira-dama do Município de Propriá, juntamente com outras propriaenses foram homenageadas com o “Premio Mulheres Maravilhosas 2019”. A realização do evento foi promovida pela Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado de Sergipe, Feconseg de Sergipe, na última sexta-feira, 8/março em comemoração ao “Dia Internacional da Mulher”.

O Prêmio homenageou ainda 130 mulheres reunidas em todo Estado de Sergipe que, como critério de escolha,  atuam em vários segmentos como Educação, política, lideranças comunitárias, religiosas, Polícia Militar, movimentos sociais, Polícia Militar e tantas outras áreas que tiveram destaque no ano de 2018. Helena foi convidada para compor a mesa deixando uma grande mensagem em relação ao papel da mulher na sociedade e um breve histórico.

O Prêmio Mulheres Maravilhosas 2019 aconteceu no Centro Cultural Aracaju e leva o nome de Mariele Franco que atuava no cargo de vereadora no Estado do Rio de janeiro sendo brutalmente assassinada ao ser perseguida e fuzilada. Ela tinha uma forte atuação no Parlamento carioca e suas defesas ganhavam repercussão nacional. Há cinco anos a Feconseg/SE premia mulheres que atuam pelo bem coletivo numa forma de reconhecimento ao que fazem.

De Propriá foram homenageadas a Presidente do CDL, Edilene Oliveira, primeira mulher a presidir a instituição comercial na história de Propriá, Professora Conceição Cardoso, a esposa do ativista Wellington Chocante. Em seu discurso, mostrando certa emoção, Helena lembrou da luta em ser professora, fez uma poesia e relembrou trechos de sua tenra infância no Povoado Caraíbas, Município de Canhoba. Por fim agradeceu pelo prêmio e a indicação feita por Wellington Chocante e deixou um abraço em nome do Prefeito de Propriá, Iokanaan Santana.

Relação dos nomes e os órgãos que elas representam em Propriá:

Maria da Conceição Santos (Acadêmica da Academia Literária de Vida de Propriá), Raimunda Soares Souza “Ativista social Conseg Propriá), Misslene Moreira dos Santos Bernardo (Assessora do Controle  Interno da Prefeitura Municipal de Propriá), Victória Loren Soares Nunes (Movimento de Juventude de Propriá), Magnalisse Melo Silva (Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Propriá), Doutora Renata Kelly Soares Nunes (Assessora Jurídica dos Movimentos sociais de Propriá), Elenice Réis (Presidente Academia Literária de Vida de Propriá), Gilvania Rodrigues da Silva (Líder Comunitária), Professora Helena Santana (Francisca e Primeira-dama de Propriá) Edilene de Oliveira (Presidente da CDL de Propriá).

Confira o vídeo em nosso canal ou clique abaixo:

Helena Santana faz trabalhos voluntários sem que seja preciso chamar a atenção pública. É formada em Letras, Franciscana por escolha e têm interesse em desenvolver vários trabalhos sociais mais adiante por meio de ajuda ou apoio.

Por Adeval Marques
Fotos: cedidas por Helena Santana
Vídeo-edição: Adeval Marques

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA