O Prefeito Iokanaan Santana visitou no último sábado, 16/fev, a famosa Crôa dos Pintos em Propriá. Diariamente banhistas estão fazendo uso dela que fica localizada às margens do Rio São Francisco na zona Norte da cidade. Iokanaan foi ver de perto a situação e gostou do local. Ele não falou sobre se ali receberá melhorias, porém, disse que o lugar agregar valor se tornar um espaço de lazer.

Segundo informações colhidas no local, houve finais de semana que o número de usuários passou de 200. Os fatores elencados para isso estão relacionados à temperatura nos últimos dias, ao acesso e proximidade com a cidade, além da natureza no entorno do pequeno espaço de lazer, os encontros com amigo e banho de água fria. O público geralmente são adultos, crianças e jovens.

Nos anos anteriores, décadas de 70, 80 até o final de 90, quando o São Francisco era detentor de forte correnteza e abundancia de água em seu leito, o local era uma referência para prática de banho, as famosas peladas ou partidas de futebol, descanso, amparagem para pescadores que ali ficam dias com suas tendas e piqueniques e lazer por famílias que vinham de longe para desfrutar do banho. Hoje nem de longe parece com o que já foi.

De forma histórica a Crôa dos Pintos era então uma extensão de terra considerável nas décadas citadas. O famoso “buraco da draga” atraia as atenções de banhistas e com a situação atual do rio, seco e sem forças, o curso das águas foram mudadas de forma natural e o local sucumbiu até que a empresa Codevasf abriu ali um pequeno córrego para coletar água às bombas que as levam ao Perímetro Irrigado Propriá fazendo então surgir o novo espaço para banho.

Por Adeval Marques
Foto: PNews

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta