Em discurso de comemoração de Emancipação o Prefeito Iokanaan diz: “Propriá continua de cabeça em pé!”

0
80
Contatos: Escritório (79) 3322-3138 / OI 9 8800-0737 WhatsApp Vivo (79) 9 9983-0988

Comemorando 217 anos de Emancipação Política da cidade de Propriá, nesta quinta-feira 07/fev, o Prefeito Iokanaan Santana discursou passeando na História e deixando uma mensagem importante ao povo: “Propriá continua de cabeça em pé”.

Sob o Sol das 8hs, diante da Banda Filarmônica Santo Antônio, vereadores, secretários, o padre Clebson e populares, Iokanaan discursou navegando um pouco pela História elencando fatos elogios ao povo trabalhador que faz a cidade continuar sua trajetória. Relatou sobre a economia, do orgulho que cada um deve levar consigo em ser filho ou viver em Propriá, a Princesinha do Baixo São Francisco, como é conhecida. Lembrou da época em que a cidade era referência em economia e frisou: “A falta de riqueza econômica não superpôs o amor. Nossos grãos continuam sendo exportados. Nós somos um povo feliz.”

A Guarda Municipal fez a segurança e organização do local juntamente com a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTT).

Nesse curso de 217 a comemoração resumiu-se ao hasteamento dos pavilhões do Brasil Estado e Município. A leitura de um texto (Propriá completa 217 anos de Emancipaçao Política: uma história no tempo de fé e resistência – Por Adeval Marques) foi feita pelo cerimonialista, Fábio Ferreira. Ela passa por fragmentos que compõem parte da História de Propriá no contexto do seu surgimento, povoação, elevação enquanto Freguesia de Santo Antônio do Urubu de Baixo, até sua Emancipação Política, em 07 de fevereiro de 1802 (Texto de autoria de Adeval Marques). O poeta Rosse Magne fez a leitura de um de seus trabalhos em verso que vislumbram partes da História e a declaração de amor por Propriá. Com tradição do momento, a execução do Hino Nacional e Hino de Propriá foram tocados e cantados, marcando a data memorável.

Para encerrar as comemorações na data, o padre Clebson e a Primeira-dama, Professora Helena Santana, convidaram ao povo para se fazer presente às 19hs30 na Igreja Catedral quando uma missa será dedicada ao dia de Emancipação Política que deu autonomia a Propriá. O evento foi finalizado com músicas executada pela Filarmônica Santo Antônio sob a regência do Maestro Robério Britto.

A mensagem do Prefeito Iokanaan Santana: “Propriá continua de cabeça em pé.”, enseja-nos à refletir sobre como o Município vem sendo massacrado com perda de receita, a perda do território no século 19, sobre manter forte o sentimento de pertencimento ao lugar, sua história, tradições e o que podemos fazer por ela e nós mesmo. Nos motiva ainda sobre a mesma reflexão responsável de como o Município foi administrado ao longo de seu curso histórico fazendo culminando na atual Propriá que hoje temos. (Para saber, vide material: Propriá completa 217 anos de Emancipação Política: uma história no tempo de fé e resistência – Por Adeval Marques / Link: www.proprianews.com.br/portal/index.php/2019/02/07/propria-completa-217-anos-de-emancipacao-politica-fragmentos-da-historia/ ).

Esse é só mais um momento na História que precisa ser relatado. É mais um momento Eram 8hs30 de quinta-feira, 7 de ferreiro de 2019, na Praça da Bandeira ao lado de um dos patrimônios matérias e históricos mais belos da cidade: o Chafariz.

Por Adeval Marques
Foto: Betinho Estúdio

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA