Festa de Paz
O clima de avaliação pela população de Propriá sobre a Festa do Bom Jesus dos Navegantes é de que ela aconteceu com muita alegria e principalmente paz. A ação do Ministério Público, envolvimento da SMTT, Guarda Municipal, Secretaria de Planejamento, Finanças, Saúde, Comércio e Indústria foram importantes dentro do contexto. A Diocese de Propriá como em todos os anos foi parabenizada. O  Prefeito Iokanaan Santana também vem recebendo elogios pela condução dos trabalhos.

TV Aperipê na cobertura da Festa do Bom Jesus
A equipe de jornalismo da TV Aperipê esteve presente fazendo toda cobertura da festa no dia 27/jan, ocasião da procissão. Foram entrevistas pessoas comuns, vendedores, romeiros, o Bispo Dom XXX, O Prefeito Iokanaan Santana, Alberto Amorim (Coordeandor Geral de Governo), Adeval Marques enquanto pesquisador e historiador da cultura e história do Baixo São Francisco. Equipe formada por Tony Correia (Diretor de Jornalismo), Selma Menezes (Jornalista e Repórter) com um impecável trabalho de entrevista e produção de texto, Jeferson nas filmagens e Pedro Nascimento na Produção.

Imprensa oficial de Propriá
O Diário Oficial do Município de Propriá já publicou sobre os gastos com as contratações das bandas que se apresentaram na Festa do Bom Jesus dos Navegantes/2019. Você pode conferia nesse link: https://agportal.agapesistemas.com.br/DiarioOficial/?alias=pmpropria

A limpeza das Baronesas
Uma solução para a retirada da vegetação aquática no canal da Crôa dos Pintos pode estar a caminho nos próximos dias. Como não foi possível a execução do serviço por parte da união e acordo entre a Prefeitura e Codevasf, devido à situações que excederam as possibilidades, a retomada se dará adiante. As baronezas são mais conhecidas por “oelha de burro”. Elas impedem a navegação no canal e seu excesso deixa a paisagem mais triste e até feia.

Belivaldo na Festa do Bom Jesus
Quem prestigiou a Festa do Bom Jesus dos Navegantes no último domingo foi o Governador Belivaldo Chagas. Ele foi recepcionado pelo vereador Fernandinho Britto e Dr. Valberto no histórico bar O Mangaba. Estiveram presentes: Professora Juli (Diretora da DR-6), vereador Nitinho de Aracaju e vereador Soneca e  Patrícia Britto, esposa de Fernandinho Britto e atual Superintendente do HRP.

TV Propriá Sport
A TV Propriá Sport foi outra que registrou vários cenários da Festa. Algumas de suas imagens foram cedidas para a TV Aperipê com razantes feitas por drone. Mozart na coordenação da equipe ao lado de Inácio e Alex Roque.

Brumadinho e o Baixo São Francisco
Espera-se que o material pesado se dilua rapidamente na lama e perda seu efeito deixando de contaminar o rio Paraopebas que é afluente do São Francisco. A tragédia sem precedentes é destaque em todo mundo e as barragens da empresa Vale estão sendo questionadas pelas autoridades e mais ainda a responsabilidade administrativa e técnica dela. Descansem: são seis barragens, uma infinidade de quilômetros e três espaços geográficos para atingir a região do Baixo São Francisco. Aguarda-se informações oficiais sobre o assunto. Deve-se evitar notícias sem razão nessa época de fakes news e redes sociais.

Sinalização
A Comissão do Mastro do bairro Poeira foi voluntária na execução para sinalização da margem do rio São Francisco com intuito de evitar afogamentos. Uma grande extensão foi sinalizada com bandeiras vermelhas. Todo o curso sinalizado é perigos e a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil devem ficar atentas e manter a sinalização. Parabéns!

Prefeito Iokanaan nos mastros
Todos os quatro mastros que fazem a queima de fogos na Festa do Bom Jesus dos Navegantes receberam a visita do Prefeito Iokanaan Santana e sua esposa, a Professora Helena Santana. Embora as fotos e material a esse respeito sejam pouco divulgados, a verdade é que sua participação é importante por ele a maior autoridade do Município e não poupou esforços para apoiar e atender aos pedidos dos responsáveis pelos mastros dentro das possibilidades e legalidade, um dos seus assessores.

Destaque na página de Erasmo Lopes/Facebook
A Crônica: Os pífanos da Festa do Bom Jesus da minha infância, de autoria de Adeval Marques, é destaque na página de Erasmo Lopes no facebook. Erasmo têm aproximadamente 5 mil seguidores e teve interesse pelo material. Agradecemos a Erasmo pela iniciativa e nos colocamos para inteira disposição.

Números não divulgados
Até o momento não foi divulgado pelo 2º BPM ou Delegacia de Polícia os números sobre ocorrências na Festa do Bom Jesus dos Navegantes. A informação é importante para pudermos mensurar entre um ano e outro o que de fato aumentou ou diminuiu. A Guarda Municipal está sendo solicitada nesse sentido.

Roberto Wagner e Carlos Chocolate no palco
A condução do palco central da Festa do Bom Jesus dos Navegantes foi feita com muita responsabilidade por dois profissionais do rádio: Carlos Chocolate e Roberto Wagner. Eles estiveram sob a coordenação de Adeval Marques e obedeceram a risca as determinações e scrip que lhes foi passado. Quando uma equipe está alinhada, o sucesso é de todos!

Comércio feliz!
O aquecimento no comércio de Propriá deixou vários comerciantes felizes. As vendas aqueceram principalmente no campo de alimentos e vestuário. Cervejas, águas mineral, refrigerantes, destilados e bebidas alcoólicas foram itens muitos vendidos também.

Queima de fogos da alegria
Todos os mastros fizeram uma bela queima de fogos. Nesse sentido a doação da Prefeitura de Propriá foi importante. Foram mais de uma hora de fogos juntando os quatro mastros que, no final, permaneceu a queima do Mastro do bairro Poeira e Avenida Nelson Melo. Quintino Bocaiúva e Banca do Peixe foram os primeiros a fazerem a queima.

A vazão não chegou
Frustação que continua junto ao povo ribeirinho do Baixo São Francisco é o fato da vazão de 1.100 metros cúbicos não ter chegado/elevado o nível do rio como anunciado.

Projetos em curso
Dois projetos importantes que o site não pode adiantar está em curso. Uma Comissão será formada para debater sobre o assunto: aguardem. É Propriá em rede nacional e mundial.

Você pode enviar sugestões, comentários,  críticas e pautas para a redação do site: proprianews@gmail.com e no whatsapp: (79)-9-8849-9585. Também pode participar do nosso grupo de notícias no whatsapp.

Direção
Adeval Marques
Foto: Veja

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA