Em reunião: pela primeira vez Prefeito Iokanaan promete exonerar

0
262

Ao menos quatro pessoas se disseram preocupadas ao site Propriá News diante da informação de que o Prefeito Iokanaan Santana afirmou que pretende fazer uma exoneração sumária com funcionários comissionados nos próximos dias.

O fato aconteceu em uma reunião mantida na semana passada por ocasião de ajustes para Festa do Bom Jesus dos Navegantes no Gabinete do Prefeito com parte da equipe onde estiveram presentes alguns secretários e outros da esfera do segundo escalão. Iokanaan foi direto na afirmação, relatou as fontes.

Sobre o motivo do possível Decreto de exoneração existe cinco motivos: o primeiro é o de que, há alguns meses existe um pensamento em curso para fazer novas adequações importantes em algumas funções no quadro administrativo […]. Segunda: cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que já pode estar acima do limite chamado prudencial. Terceira: promover o enxugamento da máquina executando uma necessária reforma na estrutura de cargos e salários. Quarta: junção de secretárias e com isso reduzir despesas e quinta: redesenhar toda gestão com focos em ações voltadas aos último dois anos de administração Tempo de Reconstruir. São as informações passadas ao site. A preocupação é o fato de quem o Prefeito chamaria para compor o novo quadro. O site não encontrou a fonte oficial por parte da Prefeitura, porém, as fontes são reputáveis.

Se a informação for procedente, ou seja, o Prefeito efetivar as exonerações no sentido de repensar a gestão ele está agindo de forma natural na função de gestor como vários outros já fizeram esse ano no Estado de Sergipe. Nada há de mal na ideia. A questão toda é o campo dos sentimentos por parte de alguns que não aceitam ser demitidos porque ajudou na composição da vitória de Iokanaan. Não há dúvidas da capacidade de sua equipe, porém é preciso entende que a contribuição já foi dada e o novo sempre virá.

Nesse aspecto do “não aceito”, por parte de quem seja, a Justiça já pode estar de olho no que muitos chamam de possíveis extorsão ao Prefeito Iokanaan Santana, embora nomes não sejam dados e o site não acredita que tais situações sejam reais. O outro aspecto seria o uso de autopromoção – précandidatura – para fortalecimento da imagem política e lançamento em 2020. Nesse sentido o radialista Patrício Lessa afirmou em seu programa dessa segunda-feira, 28/jan, de que o uso da pasta para se promover está errado e que o Prefeito deve ter pulso sobre seus comandados […]. Certíssima a análise de Patrício Lessa e o Ministério Público já deve estar ficar de olho, aliás, Propriá têm uma das promotorias – Promotor – mais atuantes e com histórico de seriedade do Estado de Sergipe. A imprensa vem informando.

Virou jargão em Propriá de que Iokanaan Santana vem sendo vítima de inúmeras situações e muitos prometem sair em defesa dele. “Engana-se quem pensa que o Iokanaan está sozinho.”, alertou.

O Prefeito não foi achado para comentar sobre o assunto.

Por Adeval Marques
Foto: Propriá News

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta