A água que não chegou para ajudar…

0
104

A água que não chegou para ajudar…
A água esperada para pelo povo do Baixo São Francisco não chegou como informado no alerta da Defesa Civil do Estado de Sergipe até o fechamento dessa redação, às 04hs45 desse sábado, 26/jan. Nesse sentido a navegação na área do canal conhecido por Crôa dos Pintos, onde fica o Mastro da Quintino Bocaiúva e Banca do Peixe, está prejudicado em função do acúmulo da vegetação aquática conhecida como “orelha de burro” ou baronesa.

São toneladas de vegetação no local, cuja ação para serem retiradas, exige grande esforço  de mão de obra humana ou por meio de máquinas que não puderam ser alcançadas. Não sendo possível a esperança foi depositada na chegada da água que não chegou. A festa fica um pouquinho triste nesse sentido.

Dessa situação surge o chamado para uma consciência por parte de todos que fazem uso do rio e não deixar que ela volta a acumular quando da sua saída que pode estar próxima.

Padre Clebson reflete e chama atenção
Falando da situação da baronesas no Canal da Crôa dos Pintos, o Padre Clebson fez uma reflexão na entrevista ao programa Realidade, com Márcio Rocha, e disse que todos precisam dar as mãos e ajudar na tomada de atitudes para não deixar a continuação ou proliferação das baronesas. Existe pescadores, Colônia de Pescadores, Codevasf  e Prefeitura que precisam somar e agir.

Festa do Bom Jesus dos Navegantes: 115 anos de tradição
O primeiro dia de apresentação das bandas no Palco Central, Espaço Totozão, aconteceu em paz com apresentação das quatro bandas e espera que seja assim. Esse ano a tradição completa 115 anos de existência. É uma festa secular.

“Pegou!”
As vistas a estátua do Bom Jesus dos Navegantes na rampa do bairro Poeira vem sendo não só elogiada como já existe até palavra para definir a situação: “Pegou!”

Prefeito Iokanaan feliz na Festa do Bom Jesus
Acompanhado da Primeira-dama, Helena Santana, o Prefeito Iokanaan Santana visitou os camarotes artísticos na primeira noite da festa. Ele foi dar as boas vindas aos cantores e equipe das bandas que vieram abrilhantar Propriá com seu trabalho.

Igreja aberta
Os fies podem visitar a igreja da Catedral já a partir das 07horas desse sábado e domingo. O Padre Clebson disse que ela estará de portas abertas nesse horário. A igreja vai além de um espaço de oração. Ela também é histórica e com arquitetura impecável sendo uma das mais belas do Estado e Nordeste.

Procissão na balsa
A balsa conduzirá o Santo Bom Jesus dos Navegantes. Havia um receio de que ela não viesse devido à situação do rio que agoniza, assoreado e sem foras. Entretanto, é possível fazer o percurso, porém, o canal da Crôa dos Pintos na será possível.

Edilene faz
A empresária Edilene de Oliveira vem sendo ovacionada após a fixação da estátua do Bom Jesus dos Navegantes na rampa do bairro Poeira. Isso porque ela é uma das por organizar toda a situação e levar o pedido ao Prefeito Iokanaan para que o monumento fosse colocado lá. Outro fator é de que ela fez a restauração da pintura do Bom Jesus dos Navegantes; construiu uma murada no local pintou murro, terraplanou a frente da rampa e continua trabalhando. De Edilene da Madeireira ela está sendo chamada de Edilene do Bom Jesus.

Helena Santana prefere orar
A Primeir-dama, Helena Santana, prefere dedicar seu tempo nos últimos dias para duas situações: orar e trabalhar. Ela têm ficado muito ausente da administração, mesmo sendo algumas vezes colocadas em situações das quais ela nem sabe. Questionada pelo site ela disse: me dedico ao meu trabalho e ao grupo das franciscanas onde oramos e nos fortalecemos. A administração têm que tome conta, só não deixo de estar perto e ajudando ao meu marido.

Patrício Lessa foi em defesa…
Quem achava que teria o apoio do radialista Patrício Lessa em relação ao fato da Prefeitura de Propriá não fazer o depósito dos salários dos servidores em razão da Festa do Bom Jesus dos Navegantes, deu com os burros n´agua. Patrício disse que a Prefeitura vem pagando em dia há dois anos e que registrou apenas dois pequenos atrasos de poucos dias na áreas de Educação. Ele disse que é preciso ter consciência e que o prazo está dentro do limite. Fez análise com grande responsabilidade.  O programa mantém grande audiência de público.

Tá duendo…
Algumas matérias do site Propriá estão incomodando algumas pessoas em relação ao fato do site ter começado uma série expondo em reflexão o que realmente vem acontecendo na administração do Prefeito Iokanaan por parte de alguns que querem fragilizar o gestor por diversos motivos. Diversos prints e informações chegaram ao Propriá News sobre um certo ódio ou raiva e comentários […]. No excesso da situação, até pedido para retirada de matérias foram feitos. No outro prisma, o site recebeu vários whatsaps e telefonemas elogiando pelas matérias que são enviadas ainda para vários órgãos, inclusive da Justiça.

Seu comentário pode ser enviado para:
proprianews@gmail.com ou whatsapp: (79)-9-8849-9585

Por Adeval Marques

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA