Com a benção do Bom Jesus dos Navegantes

Na manhã da próxima quinta-feira, 24/jan, o Prefeito Iokanaan Santana estará realizando a doação dos fogos de artifício para as comissões responsáveis de cada Mastro. A saber são quatro Mastros: Quintino Bocaiúva, Banca do Peixe, Nelson Melo e Mastro da Poeira.

Todos os anos os mastros realizam a tradicional queima de fogos na passagem da balsa que faz a procissão fluvial levando a imagem do Bom Jesus dos Navegantes que é acompanhado de várias embarcações seguindo todo o trajeto em cortejo. Cada Mastro se prepara para queimar o máximo de fogos com sentido de mostrar sua alegria e fé ao Bom Jesus. A disputa entre os Mastros é sadia.

Esse ano de 2019, a Prefeitura Municipal mantém a tradição de fazer a doação dos fogos sob forma de reivindicação das Comissões Organizadoras. São vários quilos de fogos que são doados aos mastros todos os anos para garantir a tradição e brilho da festa que esse ano completa 115 anos de existência. Ela começou no início do século 20 (XX). Cultura, fé, história, tradição e religiosidade juntas fazem a Festa do Bom Jesus dos Navegantes.

Por Adeval Marques
Foto: divulgação

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta