Uma ação conjunta realizada pela Prefeitura Municipal de Propriá, Codevasf e Comissão, executaram de forma efetiva a transferência da estátua do Bom Jesus dos Navegantes que ficava na margem da BR-101 – Trecho da Ponte da Integração Nacional – e passou ao novo local, na rampa do Bairro Poeira, mirando o rio São Francisco. O evento teve início logo pela manhã estendendo-se até as 17hs50.

Toda ação foi coordenada pelo Engenheiro Marcos Caetano (Codevasf) e do Secretário Municipal de Obras, Edeildo Santos Filho “Edinho”. A mobilização de funcionários da Secretaria de Obas e Codevasf, guincho, caminhão, equipamentos e insumos para realização cuidadosa e visando segurança fizeram a remoção, transporte e fixação do Bom Jesus dos Navegantes, cuja estátua é um patrimônio material do povo de Propriá.

A remoção do patrimônio para rampa da poeira foi uma solicitação da população do bairro Poeira, uma vez que a estátua deveria sair da BR-101 por ocasião da ampliação da pista asfáltica. Foi formada uma Comissão, com integrantes da Prefeitura, Paróquia de Santo Antônio, Codevasf e do Bairro Poeira com intuito de arrecadar assinaturas para tal finalidade e levada ao Prefeito que de pronto atendeu ao pedido dos moradores por ser uma forma democrática de reivindicação, assim disse o Prefeito Iokanaan Santana.

O local onde o Bom Jesus dos Navegantes foi colocado é por si um espaço inexplorado para o atrativo turístico. Descentraliza as ações no centro da Orla de Propriá já tão congestionada. Promove a integração do centro da cidade com o bairro Poeira que têm um histórico de desprezo que já atravessa décadas. Possibilita a mensagem simbólica do Santo benzendo a passagem dos navegantes e aos que passam pela Ponte Propriá-Colégio em viagem.

Na transferência da estátua, que teve início em agosto de 2018, estiveram presentes: Padre Klebson, Helena Santana, Edilene Oliveira, Prefeito Iokanaan Santana, Vando Pescador, Marcos Caetano, Adeval Marques, Edinho e sua equipe: Galeguinho, Marcos de São Vicente, Romero, Marquinhos, Tonho Gago, Alex, Regis, Irmão Odeilson (Geguinha), Cupim e Tião. Por fim a participação de Alberto Amorim representando Iokanaan Santana.

Por Adeval Marques
Fotos: Adeval Marques

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta