Sinais dos tempos: Asteroide passará próximo da terra nesta sexta-feira, 21/12

0
66

m asteroide com diâmetro entre um e dois quilômetros vai passar perto da Terra no próximo dia 22 de dezembro, de acordo com dados do Centro de Estudos de Objetos da Terra da NASA. Caso se choque com nosso planeta, o 2003 SD220 teria conseqüências catastróficas para a humanidade. Além da destruição maciça resultante do impacto inicial, o clima global seria afetado nos anos seguintes, provocando um colapso da sociedade.

Por sorte os termos da astronomia são relativos, e próximo, neste caso, significa quase três milhões de quilômetros de distância, mais de sete vezes a distância da Lua, o que significa que não há nenhuma chance de impacto, algo que os pesquisadores estimam acontecer a cada milhão de anos.

Segundo as observações do radiotelescópio Arecibo, em Porto Rico, ele está viajando a cerca de 22,5 mil quilômetros por hora, com um formato alongado, e rotação muito lenta. São 11 dias para completar uma volta completa em si mesmo.Os asteroides são considerados possíveis restos da formação do Sistema Solar e, portanto, são objetos de interesse para futuras missões espaciais. “É de interesse para a NASA como um possível futuro alvo de missão robótica ou humana”, disse Patrick Taylor, um pesquisador do Observatório de Arecibo, em comunicado.Apesar de não ter chances de causar danos, ele é definido como um “objeto potencialmente perigoso próximo da Terra”. Essa classificação é dada a qualquer objeto espacial cuja órbita o leva a 7,4 milhões de quilômetros de distância e possui diâmetro de mais de 140 metros.

Uma vez que asteroides potencialmente perigosos ou outros objetos são descobertos, eles são monitorados continuamente por observatórios em todo o mundo. Com o tempo, suas órbitas podem ser interrompidas por interações gravitacionais com outros planetas ou corpos, aumentando ou diminuindo o risco de uma colisão.

Mas mesmo que as órbitas de “asteroides potencialmente perigosos” sejam incertas, “é possível estimar o tamanho dessas incertezas e colocar os limites correspondentes na distância e no tempo de aproximação”, segundo a NASA.

Existem mais de 18 mil objetos próximos da Terra, sendo que 1,8 mil são considerados potencialmente perigosos.  Nenhum está previsto para colidir com nosso planeta.

Link: https://www.apolo11.com/asteroides.php