Água do rio São Francisco em Propriá começa clarear após chuvas no sertão

0
68

Após chegada de águas turvas em Propriá, devido às chuvas em pontos mais altos dos Estado de Alagoas e Sergipe, foi registrado na última segunda-feira, 10/nov, já um certo clareamento. As chuvas especialmente no sertão de Sergipe, região de Gararu, Porto da Folha, Poço Redondo e Canindé de São Francisco, fizeram riachos estourarem jogando muita lama no rio São Francisco.

Em Poço Redondo o riacho Jacaré, com mais de 70 Km, registrou um volume de água surpreendente. Moradores locais afirmam que um acontecimento como esse aconteceu há mais de 10 anos. Sua força foi tamanha que adentrou no rio São Francisco por mais de 500 metros. Em Bom Jesus da Lapa, Bahia, foi registrado a elevação de cinco metros.

Nas previsões futuras é de que existem acúmulo de nuvens em formação e que trovoadas e chuvas não são dispensadas. A alegria dos ribeirinhos do Baixo São Francisco se renova a cada ano. Eles têm esperança em ver o rio da Unidade Nacional elevar seu nível e assim puder lavar sua calha, limpar as margens da forte vegetação aquática que vem se acumulando nas duas margens, retirar os bancos de areia – as crôas -, restaurar o curso do rio para a navegação e levar a vegetação subaquática que impede a oxigenação dele e ainda impedindo a pescarias de sobrevivência.

Por Adeval Marques
Foto: Site Bom Jesus da Lapa Notícias

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta