TV Sergipe destacará Propriá em documentário sobre a lenda do Nêgo d´Agua

0
155

A cidade de Propriá será exibida na TV entre os dias de quarta-feira, 20 ou na quinta-feira, 21 de junho, no SETV Segunda Edição, às 19hs10min. A data precisa ainda não está definida em função da exibição da Copa do Mundo, porém, a equipe da TV Sergipe esteve em Propriá documentando uma gravação de vídeo sobre a lenda do Nêgo d´Agua.

A material faz parte da série “Reza a Lenda” da TV Sergipe nessa época de São João que coloca vários municípios do Estado mostrando algumas particularidade, valorizando o ambiente e atores locais e finalizando com um forró ao ritmo da sanfona no estilo pé de serra.

Em Propriá, por ser banhando pelo Rio São Francisco, a equipe da TV Sergipe, liderada por Ana Paula, registrou sobre a lenda do Nêgo d´Agua que faz parte do folclore brasileiro. Depoimentos com os próprios ribeirinhos locais foram colhidos e no destaque a lavadeira de roupas, conhecida por Galega – esposa do pescador Williames -, relatou sobre a aparição do Nêgo d´Agua lavando as roupas em uma pedra na beira do rio mostrando o próprio ambiente em que vive. Os pescadores como o construtor de barcos, Mestre Bolo, Messias e outros, falaram sobre como Nêgo d´Agua agi virando as embarcações fazendo perder toda pescaria. O cenário é na própria beira do Rio São Francisco, sob a luz da fogueira comendo peixe assado e outras comidas típicas como o milho, amendoim e bolo fechando com um forró pé de serra.

A TV teve o apoio da Secretaria Municipal de Comércio, Indústria e Turismo que, orientada pelo Prefeito Iokanaan Santana, garantiu a logística necessária para os profissionais fazerem o melhor trabalho possível mostrando Propriá para o Estado e o mundo. O Secretário José Manoel Nunes Freire, com parte da equipe e o Prefeito Iokanaan Santana estiveram presentes na gravação.

Por Adeval Marques
Foto: Cidade de Propriá Blogspot
Montagem: Adeval Marques

Fonte: Prefeitura de Propriá

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA