Análise: Com racha do PRB candidatura de Belivaldo Chagas ficará enfraquecida?

0
86

Parece que fica cada vez mais distante a possibilidade de Belivaldo Chagas ser eleito para Governador do Estado de Sergipe. Com o anúncio do presidente do PRB, Deputado Federal Jony Marcos, em solicitar os cargos que o partido ocupavam no Governo, ele deixou claro que o partido buscará outros “horizontes”.

O PRB insiste na candidatura de Heleno Silva para Senador no Estado de Sergipe, vendo a desatenção para com o projeto do partido, não houve outra alternativa se não desembarcar do Governo. Com esse rompimento o PRB fica livre para “navegar” nesse oceano político cheios de portos prontos para receber novas adesões. Há muito que Heleno Silva, líder do PRB em Sergipe, vinha trabalhando sua candidatura para o Senado ou, no mínimo, para ser alocado em uma chapa como vice-governador. Ao ganhar as eleições em Canindé de São Francisco, concretizando assim mais um ponto positivo em sua carreira política, Heleno começou sua articulação e conseguindo eleger, de uma só vez, Jairo Santana para Deputado Estadual e Jony Marcos, Deputado Federal. No final de seu mandato de Prefeito, em 2016, fez uma manobra e se aliou ao projeto de Orlandinho Andrade, que foi seu rival na política ao apresentar Ednaldo da Farmácia (2012)sendo derrotado por Heleno. Orlandinho ganhou as eleições apoiado por Heleno em 2016. Heleno não só é um dos melhores articuladores políticos do Estado de Sergipe como também um profundo conhecedor da política em Sergipe e Brasília.

Decisões futuras dirão em que porto o PRB fará sua ancoragem, obviamente, fortalecendo onde for. É a dinâmica da política.

Por Adeval Marques

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta