Alerta: Moradores registram surgimento de escorpiões em suas residências na Zona Norte de Propriá

0
77

Com a finalização oficial do verão para esta terça-feira, 20/03, recomenda-se cuidado em relação ao surgimento animais peçonhentos como aranhas, cobras e escorpiões. Nas imediações do Bairro Alto do Aracaju, Zona Norte da cidade e Bairro Fernandes, moradores estão registrando o surgimento de escorpiões dentro de suas residências, calçadas onde já foram encontrados e até em pias de cozinhas. Todo cuidado é pouco, alerta um Bombeiro Militar nesses dias de calor e chuva, cujo clima os atrai.

A Vigilância de Saúde do Município já foi informada via site Propriá News sobre a situação cujos registros são de seis casos até o momento. O escorpião é do tipo amarelo e saem à caça devido ao aceleramento do seu metabolismo.

Segundo o site tuasaude, a picada do escorpião, na maioria das vezes, causa poucos sintomas, como vermelhidão, inchaço e dor no local da picada, entretanto, alguns casos podem ser mais graves, causando sintomas generalizados, como enjoo, vômitos, dor de cabeça, espasmos musculares e queda da pressão, havendo, até, risco de morte.

A Prefeitura Municipal vem mantendo a limpeza urbana em dia, Ruas, Praças e canteiros são limpos pelas equipes da Secretaria Municipal de Obras. Já a Vigilância Epidemiologica que é de grande importância manter os quintais, terrenos limpos, evitar acúmulo de lixo, entulhos e água parada para não ocorre a proliferação de roedores, escorpiões, cobras, aranhas e o mosquito aedes aegypti.

É recomendado manter o local limpo retirando mato dos quintas e portas das residências, evitar o acumulo de entulhos como restos de construção onde eles possam se alojar. São comuns nessa época do ano.

Adeval Marques
Foto: Meramente ilustrativa

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta