São Francisco mantém vazão mínima autorizada

0
57
Desde o período úmido 2012/2013, a Bacia do Rio São Francisco vem vivenciando longa estiagem, o que motivou a Agência Nacional de Águas – ANA e o IBAMA autorizarem a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), em abril de 2013, a reduzir, gradativamente, em caráter temporário, a vazão de restrição mínima dos reservatórios de Sobradinho e Xingó, de 1.300 metros cúbicos por segundo (m3/s) para 550 m3/s.
Em maio do ano passado, a ANA e o Ibama autorizaram a Chesf a reduzir a vazão dos reservatórios de 600 m³/s para 550 m³/s. A Companhia faz essa operação de forma a adequar as necessidades dos múltiplos usos. Todas as empresas de abastecimento de água estão informadas da vazão atual autorizada.
A permanência de condições hidrológicas extremamente desfavoráveis na Bacia do Rio São Francisco tem levado a reduzidos níveis de armazenamento nos reservatórios das usinas hidrelétricas. Atualmente, estamos no período úmido e em função das chuvas que têm ocorrido, os principais reservatórios instalados no Rio São Francisco estão com os volumes e vazões, conforme abaixo:

Situação dos Reservatórios em  07/03/2018

Reservatório Volume Útil – VU (%) Afluência (m³/s) Defluência

(m³/s)

Três Marias 37,37 612 80
Sobradinho 23,37 1.350 557
Itaparica 20,83 500 627
Embora tenha havido uma melhora no volume dos reservatórios acima citados, não há indicativo de elevar os valores das vazões defluentes atuais. A Companhia informa que, tendo em vista a situação ainda crítica de armazenamento, não há previsão, no momento, de aumento de geração nas usinas do Rio São Francisco. A prioridade é executar a operação de forma coordenada, de modo a aumentar os volumes dos reservatórios.

“Com relação ao atendimento energético à Região Nordeste, destacamos que está assegurado, com a utilização dos recursos energéticos atualmente disponíveis, sendo estes: geração hidráulica, térmica, eólica, solar e intercâmbio através de linhas de transmissão de interligação do Nordeste com outras regiões do País”, afirmou o diretor de Operação da Chesf, João Henrique Franklin.

Fonte: Chesf

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta