Cemitério Municipal passa por revitalização para visitas do Dia de Finados

0
82

A Prefeitura Municipal autorizou a Secretaria Municipal de Obras executar a realização dos serviços de reformas do Cemitério Municipal visando às visitas do Dia de Finados que é comemorado no dia 02 de novembro.

Segundo o Secretário de Obras, Edeildo Santos Filho “Edinho”, o serviço é uma revitalização geral: “Estamos fazendo serviços de pintura interna e na faixada externa. Pintura de portões, gavetas e clareamento do números de identificação das gavetas, podagem de árvores, capinagem. Pensado no fluxo que pode ser grande no dia e alongando as visitas, estamos implantando iluminação noturna com refletores. Tudo isso para conforto dos visitantes e melhorar a qualidades visual no local e atendimento. É também uma forma de respeito ao povo”, afirmou Edinho.

A revitalização começou no início da semana e deve ser concluída na próxima quinta-feira, 26/10. Os serviços estão avançados obedecendo um planejamento feito pela equipe da Secretaria de Obras.

Dados históricos

Segundo o Mestre em História, Cláudio Fernandes, desde a época do cristianismo primitivo, que se desenvolveu sob as ruínas do Império Romano, os cristãos rezavam por seus mortos, em especial pelos mártires, onde estes eram frequentemente enterrados: nas catacumbas subterrâneas da cidade de Roma. O costume de rezar pelos mortos foi sendo introduzido paulatinamente na liturgia (conjunto de rituais que são executados ao longo do ano) da Igreja Católica. O principal responsável pela instituição de uma data específica dedicada à alma dos mortos foi o monge beneditino Odilo (ou Odilon) de Cluny. Hoje um dos importantes rituais religiosos da tradição cristã católica.

Como acontece todos os anos, um grande número de visitantes é esperado nesse dia por ser Propriá uma das cidades com forte tradição religiosa e um povo voltado para o amor aos seus que já se foram.

Redação
Adeval Marques
Fotos: Adeval Marques

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta