Desfile de 7 de setembro em Propriá foi marcado por apresentações das Escolas Municipais e Particulares

0
172

Na tarde de ontem, 07 de setembro, Propriá foi marcado pelo desfile cívico-estudantil em comemoração aos 195 anos de Independência do Brasil, promovido pela Prefeitura Municipal de Propriá com a iniciativa da Secretaria de Cultura, Esporte, Educação e Juventude.

Os estudantes apresentaram faixas, cartazes e caracterizações chamando a atenção para o tema escolhido “Propriá: Cidade que educa”, ressaltando a importância da educação, demonstrando assim que educar é entender a cultura, a sociedade e os vínculos sociais que a constroem. Durante percurso, os alunos e professores foram aplaudidos pelo grande público formado por crianças, jovens, adultos e idosos.

O desfile contou com a participação da Filarmônica Santo Antônio de Propriá, que fez a abertura do desfile, seguida pela Escola Fundação Bradesco, que comemorou seus 30 anos de existência e serviços prestados à comunidade propriaense.

As escolas municipais, com um total de nove, trouxeram para avenida seus trabalhos desenvolvidos em salas de aula e também os de cunho sociais desenvolvidos pela Assistência Social do Município, com crianças, jovens e idosos. Foram todos conduzidos pela banda composta por jovens do Bolsa Família. O Colégio Diocesano de Propriá apresentou a sua historia, contando sua trajetória de legados com a formação de alunos ilustres, como exemplo de Carlos Ayres de Britto.

O Colégio São Gabriel Arcanjo, apresentou um baile em comemoração aos seus 15 anos de dedicação à arte de ensinar, promovendo a todos uma valsa, com seus alunos, tocada pela banda mirim do Colégio. Abordando o tema Biodiversidade, com o intuito de sensibilizar a população para as questões ambientais, a Escola Ponto de Partida, trouxe uma alerta sobre a poluição, o desmatamento e a extinção, mostrando que com união, existe solução.

O Centro Educacional Amiguinhos do ABC abordou como tema “Educação” trazendo os quatros pilares, que são: Aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a conviver e aprender a fazer. Com 102 anos de historia foi a vez do Colégio Nossa Senhora das Graças contar sua trajetória, ressaltando o aluno como elemento principal de ação educativa. O Colégio Estadual Cel. João Fernandes de Britto, criado em 1925, abordou o tema “Educação se faz com História”, alertando assim a cidadania em favor da comunidade. Encerrando o desfile, o Colégio Estadual Joana de Freitas Barbosa “Polivalente” como é conhecido, trouxe o tema “Cultura de Sergipe – Nossa Identidade” contando a historia de Sergipe, desde os nativos até a diversidade cultural de Propriá.

Já por volta das 19hs30 o Prefeito de Propriá, Iokanaan Santana, classificou o desfile como belíssimo e se mostrou satisfeito com o tema escolhido e com o que viu. “Foi um desfile maravilhoso, cujo tema escolhido foi de suma importância para sociedade, estou muito satisfeito e agradeço a todas as secretarias e ao povo em geral por virem prestigiar esse evento e entender que a educação é primordial, e vendo essas crianças desfilando, tenho certeza que aqui está o futuro de Propriá, de Sergipe e do Brasil”.

Para o Secretário de Educação do Município, Rafael Sandes, o resultado foi positivo. Mesmo com o cansaço, a sensação de dever cumprindo trouxe a todos muita felicidade, destacando o apoio recebido pela prefeitura, pelos secretários e funcionários da SEMED que não mediram esforços para que tudo ficasse em ordem, ressaltando a importância do desfile para o Município, “Foi um evento que congregou todas as secretarias e que atraiu a população e ficamos muito felizes com o desfile de todas as escolas que foram brilhantes, e pela população que compareceu massivamente. A gente sabe da importância desse desfile, pois tem uma simbologia, já que representa a independência do nosso País. Nossa cidade é carente de eventos, e ver como a população preencheu as ruas, para acompanharem os desfiles, ver que isso influência também na economia da cidade nos deixa satisfeitos. Estamos exaustos com todo esforço que foi feito durante o dia e nas madrugadas, mas muito felizes, acho que não dá para medir a felicidade de todos que fazem parte da gestão, Tempo de Reconstruir”.

Além do Prefeito, Iokanaan Santana, que prestigiou o desfile no palanque, acompanhado de sua esposa, Professora Helena Santana, o vice-prefeito José Hélio Gomes, os Secretários Municipais, o Presidente da Câmara de Vereadores de Propriá, José Aelson Santos com sua esposa e vereadores também se fizeram presentes. Houve ainda a presença do Tenente do Agrupamento do Corpo de Bombeiro, Lessa e o Comandante do 2 o BPM de Propriá, Major Cleviton de Paula Cavalcanti. Contou-se também, com a presença do Padre Maurício, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e Padre Paulo César de Cedro de São João, que se mostraram satisfeitos e encantados com os desfiles. O desfile contou com a participação do Corpo de Bombeiro, o apoio da SMTT e da Guarda Municipal.

A semana da Pátria foi assim encerrada na Praça da Bandeira, onde aconteceu o arriamento das bandeiras do Brasil, Sergipe e Propriá, ao som do Hino Nacional, executado pela Filarmônica Santo Antônio, e teve mais uma vez a participação do Prefeito Iokanaan Santana, o vice Hélio Gomes e o Secretário de Educação Rafael Sandes, que agradeceram a presença de todos que prestigiaram a Semana da Pátria, e ressaltou que a Prefeitura Municipal de Propriá continuará seu trabalho em prol de uma melhor educação para o Município, ratificando a proposta de que assim Propriá será destaque na educação de qualidade. Sendo encerrado assim o desfile cívico de 2017.

Fonte: Prefeitura Municipal de Propriá

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta