Criação de camarão pode ser grande passo para fortalecimento da economia no Baixo São Francisco

0
587

A criação de camarão em água doce é um dos tipos de comércio na área de alimentação que mais cresce no mundo. Aqui em Sergipe, segundo o Presidente da Associação Norte Sergipana de Aquicultura, Amilton Amorim Santos, o Município de Brejo Grande, situado na região do Baixo São Francisco, é segundo maior produtor de camarão do País com faturamento anual de aproximadamente R$ 500 milhões de reais ao ano, isso só de forma direta.

Com base na experiência positiva que ele observa em Brejo Grande, a intenção é de expandir o sistema de criação de camarões para outros municípios do Baixo São Francisco que tenham interesse no negócio que está em franco crescimento no País e mundo afora. Brejo Grande hoje exporta experiência motivadora para todo País através dos criadores da região. Esse fator pode ser um grande alavancamento na economia dos municípios promovendo ajuda rumo ao desenvolvimento sustentável.

Nesta sexta-feira, dia 08/09, Amilton esteve concedendo entrevista na emissora de rádio Xodó FM na cidade de Propriá ao radialista Kleber Braga que mantém o programa de maior audiência da região no horário da manhã através do “Jornal da Xodó”.  Amorim pontuou aspectos importantes sobre a criação do camarão colocando que o negócio é lucrativo e chamando a atenção dos gestores dos municípios e outros interessados para aderirem ao negócio em suas regiões aqui no Baixo São Francisco.

Após a entrevista o Secretário Municipal de Agricultura, o Zootecnista Douglas Baracho, se fez presente mostrando interesse sobre o assunto. Ele pretende levar ao conhecimento do Prefeito Iokanaan Santana. Douglas é conhecedor de diversas experiências na criação do camarão e, por ser da área de Agricultura, têm amplas condições técnicas para avaliar sobre os impactos, tanto positivos quanto negativos, e posteriormente, de acordo com as possibilidades que serão colocadas em análise, aguardará o posicionamento do Prefeito que vem estudando alternativas para gerar emprego e renda no Município de Propriá retirando o estado de dependência de algumas famílias da Prefeitura Municipal e dos programas do Governo Federal.

Rica em beleza para o turismo, com forte cultura e história, a região do Baixo São Francisco é hoje a mais pobre do Estado de Sergipe ao ponto de ser considerado como “maior bolsão de miséria do Estado”, o que envergonha todo povo ribeirinho carente de atenção política para o seu desenvolvimento intelectual e motor.

Dentro desse contexto Amilton tem trabalhado muito para o fortalecimento do negócio de criação de camarão e, no dia 23 de setembro/2017, promoverá um Workshop onde contará com a presença de vários estados do Nordeste que trocarão experiência sobre o assunto. O evento será sediado em Brejo Grande com a presença do Governador do Estado, Jackson Barreto e do Presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo e outras autoridades que serão convidadas. Os preparativos estão em fase de planejamento, porém, o Workshop já definido em consenso com os associados da Associação Norte Sergipana de Aquicultura.

Por Adeval Marques
Com informações de Amilton Amorim

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta