Prefeitos do Baixo São Francisco entregam carta de socorro ao deputado André Moura

0
20

Na noite de sábado (10), todo os prefeitos do Baixo São Francisco entregaram ao líder do governo no Congresso Nacional, André Moura (PSC-SE) uma carta aberta com pedido socorro, falando do contingenciamento de recursos do Governo Federal para os perímetros irrigados de Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume, que beneficiará cerca de oito mil pessoas.

Os prefeitos que assinaram o documento foram Iokanaan Santana, de Propriá; Flávio Freire Dias, de Telha; Neudo Alves, de Cedro de São João; Dr. Luizinho, de Neópolis; José Magno, de Japoatã; Alexandre Martins, de Pacatuba e Christiano Beltrão, de Ilha das Flores, além disso o evento contou com as presenças do prefeito de Frei Paulo, Anderson de Zé das Canas; dos vice-prefeitos Adriana de Zé Cotia, de Nossa Senhora Aparecida e Juca de Cedro de São João; os vereadores Misael Dantas, de Estância, e Zé Roberto Imperador, de Itabaiana; os ex-deputados federal José Carlos Machado e estadual Zeca da Silva; ex-prefeitos João Marcelo, de Dores e Euriquinho, de Aquidabã; o presidente da Federação de Municípios Sergipanos (Fames), Marcos da Acauã, e os empresários Valtenes da Coopertalse e Gabriel Chagas.

Todos os prefeitos falaram sobre os problemas vividos pelos rizicultores da região e destacaram o trabalho do líder André. “É muito importante para Sergipe termos André como líder das duas Casas [Câmara dos Deputados e Senado], sabemos de sua influência e estamos confiantes de que teremos uma resposta positiva”, destacou o prefeito Neudo.

De acordo com a carta, os perímetros irrigados foram implantados como forma de diminuir os efeitos econômicos e ambientais sobre a população ribeirinha causados pela construção da hidroelétrica no Rio São Francisco e a estrutura precisa de manutenção para continuar a gerar emprego e renda. Em 2016 a região gerou R$ 35 milhões beneficiando 1600 famílias e gerando oito mil empregos diretos e indiretos

O pedido, na carta, é de que o líder viabilize, junto aos Ministérios do Planejamento e da Integração, o descontingenciamento de R$ 1 milhão de recurso da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2017 alocados para a Companhia do Vale do São Francisco (Codevasf), visando a implementação do apoio nas ações de operação e manutenção dos perimetros de Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume.

O líder André agradeceu pela confiança nele depositada e reiterou que seu mandato está à disposição de todos os municípios de Sergipe e disse saber da importância dos perímetros irrigados não somente para a região, mas para todo o Brasil na produção de arroz. “Levaremos o pleito de vocês até os ministros solicitados e assim que tivermos as audiências agendadas, avisaremos para que todos possam comparecer. É um pedido justo e temos de pensar no emprego desses pais de famílias e na nossa produção agrícola”, explicou.

Por: AssCom/AM
11Foto: Jeff Moura

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA