Vídeo depoimento de Luiz José: Lagoa dos Campinhos enche após três anos de seca

0
113

Luiz José Correia dos Santos é o morador mais antigo da comunidade Quilombola chamada de Pontal dos Quilombos. A entrevista foi feita no último domingo, 04/06.

De forma lúcida e simples ele narra como era a época das enchentes em que a lagoa enchia propiciando o plantio de arroz e criação de peixes nativos da região garantindo renda e sustentabilidade aos moradores de toda região como sendo um bem imensurável para vida da comunidade.

Situada no Município de Amparo do São Francisco a Lagoa dos Campinhos leva esse nome porque fica dentro de uma das fazendas mais antigas da região, a Fazenda Campinhos desde o século 19. Ela divisa com a potentada Jundihay do famoso Hercílio Porfírio de Britto. Ela também fazia parte do território de caça e pesca dos índios da região.

Segundo o senhor Luiz José, nas épocas de grandes cheias, ela era porto das famosas canoas de toldas que ali aportavam para transporte de pessoas, cargas e animais. Com o represamento das águas do São Francisco devido às barragens ele vem secando e seu leito encontra-se abaixo do nível dela impedindo seu abastecimento. Por outro lado existe uma política de desatenção social dos governantes há mais de trinta anos que ficaram de costas para os problemas do povo ribeirinho do Baixo São Francisco.

Da redação, foto e vídeo
Adeval Marques

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta