“Número de cães perambulando nas ruas é demais”, denuncia Vereador

0
118

A denúncia é da Câmara Municipal através do Presidente da Casa

O Centro de Zoonoses do Município de Propriá foi declarado pelo Presidente da Câmara Municipal, Vereador José Aelson dos Santos (PSD), de que não está funcionando, por tanto, deixando de cumprir com uma das políticas sociais da área de Saúde imprescindíveis para o controle de doenças transmitidas por animais que reflete na qualidade de vida da população. O manifesto de Aelson é em tom de denúncia e existem provas concretas que a embasam.

O histórico

A situação não é de agora. A cidade é infestada de cães que perambulam pelas ruas sem que se saiba quem são seus responsáveis, se estão em dias com a vacinação. Alguns expõem feridas que mostram sangramentos, pus e feridas que não cicatrizam. No centro da cidade eles são vistos deitados nas calçadas das lojas, nas praças e até dormindo dentro de agências bancárias no final de semana. Gatos e até cavalos, vacas e jegues são comuns também em menor escala. A imagem da cidade e da gestão do Iokanaan caem por terra dessa

Nos dias de sábados os cães disputam pedaços de carnes e ossos que são jogados no chão das bancas pelos marchantes. Vivem livremente sem o medo de serem apreendidos e o Centro de Zoonoses têm conhecimento. Por qual razão não age? Eis ai o motivo da denúncia de Aelson.

Posição da Câmara Municipal

Recentemente alguns vereadores estiveram no Centro de Zoonoses para conferir as instalações. A sociedade já cansou de reclamar porque os fatos não são de agora. O que estaria faltando para contemplar a política de Zoonoses e atender às denúncias tomando providencias severas para sanar a proliferação de cães pelas ruas? Há informações de que o Secretário Municipal de Saúde, Iokanaan Santana Filho, vem dedicando-se à assuntos que demandam maior atenção na área de saúde e que estaria tendo dificuldades de relações com a Coordenação do setor.

Análise

O que de fato precisa-se é tomar uma atitude de forma urgente para conter o número de cães que estão soltos pelas ruas e o controle da população canina. A cidade é um organismo que precisa da contribuição de todos para se manter com qualidade de vida. Os donos precisam ser responsabilizados e dentro do assunto solicitar o papel da Justiça.

A informação é de que o Prefeito Iokanaan Santana deverá rever o assunto pessoalmente e tomar algumas decisões.

Não conseguimos manter contato com o Secretário de Saúde e nem com a coordenação do Centro de Zoonoses sobre o assunto.

Da redação
Adeval Marques

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta