Na entrevista com Paulo Dantas: José Aelson lança o “I Fórum Permanente de Debates em Propriá”

0
120

Propriá/SE – O Comunicador e Radialista Paulo Dantas entrevistou o Presidente da Câmara Municipal, José Aelson dos Santos (PSB), com os temas de início do Legislativo e Câmara Militar. Na ocasião entre os questionamentos apresentados, José Aelson dos Santos (PSD), colocou que Propriá precisa debater sobre seu futuro passando pelos campos ou áreas da economia, social e motor e intelectual. Aelson diz que Propriá não pode continuar na rota que vem propôs um “Fórum de Debates”.

Em linhas gerais é o “I Fórum Permanente de Debatas em Propriá”, segundo o Vereador, virá com o tema: “Qual a Propriá que queremos?”. O evento tem o interesse de envolver toda sociedade num debate amplo sobre os rumos de futuro do Município com base no próprio histórico local de retrocesso em várias áreas. Assuntos como geração de emprego e renda, educação, saúde, saneamento, segurança pública são demandas importantes para serem elencadas na pauta. Aelson entende que a sociedade precisa ser ouvida, participativa e se engajar nesse processo porque é o povo que vive as necessidades do dia a dia.

Pontos da entrevista: Divergência na Casa

Sobre a condução do debate em entrevista com Paulo Dantas foi questionado sobre posicionamentos divergentes na Casa em relação ao surgimento de grupos de oposição. A este questionamento Aelson respondeu que desconhece; que Propriá precisa se unir num todo e achar o caminho do progresso; que sua gestão é pautada pela amizade e boa relação com os pares da Casa; que o momento é de somação e não de “desunião”. Ele colocou ainda que divergências internas são naturais dentro do processo político que é democrático onde todas as considerações e posturas, por parte dos vereadores, é um estado de direito de cada um. “Sou Presidente. Meu trabalho é o de conduzir os trabalhos da Casa. Precisamos pensar sobre “O que queremos para Propriá. Qual a Propriá que queremos. No momento meu foco é pensar Propriá como um todo e peço que a sociedade nos ajude. Não estou tempo para pensar e nem dar atenção à divergências nesse momento de Propriá. Minha luta é por Propriá. Política se faz depois. Tem tempo para isso”, esclareceu José Aelson.

Vídeo da entrevista no dia 01 de abril de 2017

 

Projeto de Suplementação Orçamentária

Questionado sobre a aprovação da Suplementação Orçamentária, solicitado pelo Poder Executivo, Aelson considerou como uma vitória por parte da Câmara e também do Poder Executivo que obteve o índice de 60% para ser remanejado entre as secretarias. Dessa forma ele reforçou que, “Com isso a Câmara Municipal prova que está a favor de que o Prefeito Iokanaan Santana (PSB) faça uma boa administração e não seria a Câmara que iria atrapalhar o começo de sua gestão e sim ser uma colaborado dentro do que é pertinente no exercício das ações da Casa.

Deslocamento da Feira Livre

Sobre o deslocamento da Feira Livre ele respondeu: “A feira Livre não pode ser deslocada para lugar algum. O povo não quer!” O Projeto não atende ao anseio do povo […]”. Nesse ponto José Aelson solicitou a atenção do Prefeito Iokanaan Santana que se posicione sobre o assunto e sugeriu que ele emita uma “Nota Pública” e sane de vez as dúvidas ou então cometa o grande erro de ficar com a imagem negativa perante a sociedade. Aelson defendeu o Prefeito e disse que ele não tem o interesse em remover a Feira Livre do atual local que é tradicional e histórico e citou como exemplo quando ele foi removida para a antiga Fábrica de Tecidos adquirindo a revolta do povo.

Interlecutor Executivo e Câmara Municipal

O papel de alguém por parte do Poder Executivo, que dialogue com a Câmara Municipal, é algo imprescindível para as boas relações e a constante sintonia entre as partes. Nesse ponto Aelson colocou que o Prefeito Iokanaan Santana precisa trabalhar urgentemente e agilizar as discussões.

Por fim foi colocado que Propriá precisa buscar Emendas em Brasília e outros recursos através de projetos para o desenvolvimento local.

A ideia do Fórum de Debates vem sendo bem aceita e já ganha apoios na sociedade. O Prefeito Iokanaan Santana será comunicado da ideia, bem como secretários e outros parceiros.

Da redação
Adeval Marques

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta