Vereadores e Prefeito Iokanaan Santana participam do lançamento do TCE Itinerante

0
122

Neópolis/SE – Os vereadores da cidade de Propriá, representado pelo Vereador José Aelson dos Santos (PSD), atual Presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardo de Souza Junior (PHS), Júnior de São Miguel e José Edson Alves do Nascimento (PPS), Pequeno, participaram na manhã desta terça-feira, 28/03, do lançamento do TCE Itinerante que ocorreu na cidade de Neópolis,  região do Baixo São Francisco.

O TCE Itinerante é uma iniciativa do órgão que é visto como um órgão punitivo, fiscalizador mas também em sua essência de trabalho é orientador. É dentro dessa linha de orientação que a proposta do TCE Itinerante surge, ou seja, ele levará orientação e capacitação e se aproxima ainda mais dos novos gestores dessa leva de 2017 a 2020 marcando com a presença nestas regiões.

Na abertura do evento o Presidente do TCE, Conselheiro Clóvis Barbosa, expôs uma planilha com vários dados que ele classificou como “falta de informação” e enviou um recado aos gestores chamando a atenção para a importância da questão da “transparência pública nos portais” e alertou sobre “bloqueio de repasses ou contas” se os dados não forem repassados. Clóvis ainda frisou que essa parte da região do Baixo São Francisco é uma das mais pobres do Estado de Sergipe.

Foram levados oficinas de trabalhos importantes como forma de capacitação destacando-se: “Temas polêmicos e Contratos”, “Elaboração de Projetos para Capacitação de Emendas Parlamentares”, “Instrumentos de Planejamento” e “Novo Modelo de Prestação de Contas – SAGRES”. Todos vitais como conhecimento e ferramentas de trabalhos aos profissionais de gestão pública. O número de inscritos, segundo assessores do TCE, foram de mais de 80 pessoas, considerado positivo pelo órgão.

Além da participação dos vereadores de Propriá estiveram presentes prefeitos de outras cidades do Baixo São Francisco que foram representados por Flávio Dias, Prefeito de Telha. O Prefeito Iokanaan Santana (PSB) esteve presente, além do anfitrião da cidade, Prefeito Luiz Melo de França, de Neópolis.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Propriá a iniciativa do TCE é importante porque o TCE nas regiões mostra atenção do órgão para com os municípios e os novos gestores que podem participar capacitando-se e tirando suas dúvidas e assim fazer om que suas gestões sejam melhores. Aelson parabenizou a iniciativa.

O TCE Itinerante será estendido à outras cidades do Estado de Sergipe. Segundo o TCE a cidade de Propriá poderá sediar um evento do órgão.

Da redação
Adeval Marques

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta