Ano Cultural

0
108

Agenda cultural GHM – 2017

Primeira atividade

O ano iniciou no mês de março, para as atividades culturais que o Grupo História da Música realizará durante este ano. Isso se deu porque o grupo idealizou a segunda edição do “MPB Comunidade” em dezembro de 2016, logo após o sucesso da primeira edição desse mesmo projeto, que foi realizado no mês de novembro do ano passado na Rua Gouveia Lima, antiga (Rua da palma) na cidade de Propriá, no estado de Sergipe.

Quando pensamos na possibilidade de divulgar a agenda cultural do ano de 2017, a produção estava na ânsia de realizar o evento ainda no mês de Janeiro, mas sabíamos da importância dos festejos de Bom Jesus, que é a grande festa do município e jamais iríamos competir!

Para iniciar as atividades culturais do ano de 2017, o grupo realizou na primeira quinzena desse mês a segunda edição do “MPB Comunidade” abrindo o ano com chave de ouro, já que o evento foi um sucesso.

Mês do Priá

Ainda comemorando o êxito do projeto anterior, o GHM não para e vai à luta, na busca incessante por apoio e captação de recursos para a execução do segundo “PriáCultura”, que será realizado nos dias 29 e 30 de abril.

Esse projeto foi idealizado em dezembro de 2015, e a primeira edição foi realizada no dia 30 de abril do ano passado, na oportunidade tivemos apenas atrações musicais, foram 5 (cinco) shows no total, todos artistas locais inclusive a atração principal da noite, que foi o show inesquecível dos embaixadores da música sergipana no exterior e padrinhos do projeto “PriáCultura”; Chico Queiroga & Antônio Rogério.

O evento foi um sucesso e impactante para o incentivo às atividades culturais outrora realizados no município, também na valorização com o local que foi realizado o Priá, pois até então o mirante da orla de Propriá era pouco utilizado para tais atividades. Mas logo após a realização do evento, o local voltou a ser um verdadeiro palco para a realização de eventos culturais. A arquitetura e a geografia com certeza dão a maior parcela de contribuição para à beleza de quaisquer eventos realizados naquele local, óbvio que às margens do Velho Chico tem seu encanto natural abençoado por Deus.

A novidade

 Um “pacote” de ideias surgem a todo momento, sugestões são sempre discutidas no grupo por alguns integrantes e pela HM Produções, que tem um potencial elevado no âmbito cultural e na execução dos projetos. Com isso surge um novo projeto, ainda é apenas um “embrião” mas certamente será um grande sucesso.

Há algum tempo me sinto “inquieto” quanto á necessidade de idealizar o projeto; “Arraiá do GHM”, esse será realizado no mês de Junho, ainda sem data e local definidos. O projeto enfatiza a importância dos eventos juninos na cidade de Propriá, haja vista que sempre teve um potencial elevado com as tradicionais quadrilhas juninas, que durante vários anos levou o nome do município participando de vários campeonatos Brasil à fora. Então há essa necessidade, ainda mais para fomentar e resgatar tais atividades no município, mostrando a forte influência da região com os autênticos e saudosos eventos culturais do mês de Junho.

Um dos padroeiros do município de Propriá é Santo Antônio, e os festejos do padroeiro na agenda da igreja católica comemora-se durante os 13 (treze) primeiros dias do mês de Junho, essa comemoração chama-se “Trezenário de Santo Antônio”. Há alguns anos atrás acontecia no município durante esse período, eventos musicais que abrilhantavam ainda mais os festejos ao Santo Padroeiro.

Eram 13 dias de oração e muito forró autêntico!

MPB Comunidade continua…

Logo após os festejos juninos, realizaremos no mês de agosto a terceira edição do “MPB Comunidade”, que ainda não tem data e local, mas posso garantir que já estamos formatando e fechando a grade das atrações.

Muitas pessoas nos solicitaram para que o evento seja realizado nos bairros e ruas onde residem, mas os critérios utilizados pelo grupo para determinar o bairro ou rua que receberá o evento vai além da solicitação e ânsia da população. É necessário um suporte por parte do solicitante, ou seja, disponibilizar a residência para servir como “base” auxiliando a produção do evento isso facilita a execução.

Inclusão 

Esse projeto é importante, pretendemos ofertar oficinas de percussão e teatro na região periférica da cidade, priorizando as crianças e jovens menos favorecidos que estão vulneráveis ao submundo.

O incentivo e fomento à cultura têm um peso diferenciado na inclusão, sem falar nos frutos que essas oficinas darão. Já que o foco é formar grupos de percussão e teatro no término das oficinas.

“Essa atividade está prevista para o mês de outubro!”

 

Exposição vida e obra

Em novembro o grupo pretende trazer para Propriá uma exposição inédita, com palestras específicas e atrações musicais para abrilhantar ainda mais à noite.

Ainda aproveitando essa oportunidade organizaremos um debate sobre políticas públicas culturais, para que dessa forma possamos abordar assuntos relevantes sobre o tema, buscando soluções, melhorias e incentivos à cultura da região.

 

Fim de ano

Para o último mês do ano, fechando a agenda, pretendemos idealizar um projeto musical estilo “Chorinho” que possivelmente será realizado no Coreto da praça Fausto Cardoso em Propriá. Para começar a popularizar esse estilo musical maravilhoso!

Agora podemos fazer um resumo do que será realizado pelo GHM durante o ano, pretendemos continuar firmes promovendo CULTURA!

 CALENDÁRIO 2017:

 

ABRIL2º PriáCultura”

JUNHO – “Arraiá GHM”

AGOSTO – “3º MPB Comunidade”

OUTUBRO – “Oficinas de teatro e percussão”

NOVEMBRO – “Exposição Vida e Obra” obs.: tema inda não definido.

DEZEMBRO – “Chorinho no Coreto”

 

Renison Felix;

Ativista cultural.

 

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta