Codevasf fortalece agricultura familiar orgânica no Baixo São Francisco sergipano

0
74

Comunidades de Neópolis e Telha serão beneficiadas com entrega de kits de irrigação; a empresa já implantou 146 kits em Sergipe desde 2013

A produção orgânica de alimentos está ganhando reforço no Baixo São Francisco Sergipano. Neste mês de março, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) contemplou oito famílias sergipanas dos municípios de Neópolis e Telha com kits de irrigação, sendo que cinco famílias já receberam seus equipamentos. Os três últimos kits serão implantados nesta quarta-feira (22), data em que é celebrado o Dia Mundial da Água. A ação conta com a parceria das prefeituras de Neópolis e Telha.

Os kits familiares de irrigação fornecidos pela Codevasf têm capacidade para irrigar áreas de até 500 m² e possibilitam o plantio de frutas e hortaliças com baixo consumo de água. Os equipamentos irão auxiliar na estruturação produtiva dos povoados Mata das Varas (Neópolis) e São Pedro (Telha). Entre as famílias contempladas, estão inclusive de ex-alunos do Projeto Amanhã, iniciativa social da Codevasf que busca qualificar profissionalmente jovens que residem na zona rural.

Um dos kits beneficiou a família de José Vanderson dos Santos Rodrigues, ex-aluno da Escola Família Agrícola de Ladeirinhas e participante de cursos oferecidos pelo Projeto Amanhã nas áreas de irrigação, vermicompostagem e avicultura. Ele conta que a ação da Codevasf vai possibilitar um aumento na produção de orgânicos na propriedade da família no povoado Mata das Varas. Atualmente, eles comercializam sua produção em feiras livres nos municípios de Neópolis, Ilha das Flores e Pacatuba.

“Estamos muito contentes por termos sido contemplados com esse kit, porque vai melhorar nossa produção de hortaliças e diminuir o número de pragas, por causa do sistema de irrigação. Antes a gente estava só produzindo coentro, mas agora já começamos a plantar mudas de tomate, cebola e pimenta de cheiro. Tudo orgânico”, afirmou Vanderson. “Com essa iniciativa da Codevasf, outras pessoas já se inspiraram na gente e estão pensando em produzir também”, acrescentou.

Apoio

O agricultor Manoel Messias dos Santos foi outro produtor beneficiado na mesma comunidade rural que também agradeceu pelo apoio da Codevasf. “Eu já plantava hortaliças como alface e tomate e meu interesse é trabalhar com orgânicos. Trabalho com minha esposa e aos poucos já vou ensinando também meus filhos a plantarem e cuidarem da horta. Estou muito satisfeito”, declarou o produtor.

Quando foram entregues os três kits nesta quarta-feira, a Codevasf irá alcançar a marca de 146 kits de irrigação implantados em Sergipe desde o início do programa de inclusão produtiva, em 2013, com investimento de R$ 78,4 mil da Companhia. “Esse apoio é fundamental, porque gera renda para centenas de pessoas. Nosso objetivo é ampliar essas ações, estreitando as parcerias com os municípios”, explicou o superintendente regional da Codevasf, César Mandarino.

A coordenadora do Projeto Amanhã em Sergipe, Valdirene Cruz, ressaltou o fato de alguns dos jovens capacitados terem sido beneficiados. “Eles estão tendo a oportunidade de colocar o aprendizado em prática e ajudar as suas famílias”, afirmou a coordenadora. O chefe da Unidade Regional de Desenvolvimento Territorial, Thompson Ribeiro, acrescentou que novas ações devem ser realizadas em breve no estado. “Temos ainda alguns kits de irrigação e de apicultura para serem implantados, beneficiando novas famílias”, revela.

Atividades celebram Dia Mundial da Água

Dia de campo, peixamento, plantio e doação de mudas também integram a agenda da Codevasf em Sergipe para marcar o Dia Mundial da Água. As ações serão realizadas entre esta terça (21) e quinta (23) e irão envolver alunos de escolas públicas dos municípios de Neópolis, Japaratuba e Propriá.

As atividades começam na tarde desta terça, quando será realizado um dia de campo no viveiro de mudas mantido pela Codevasf no povoado Betume, no município de Neópolis, dando aos estudantes a oportunidade de aprenderem sobre o funcionamento do viveiro e sobre vermicompostagem, encerrando as atividades com o plantio de mudas e ampliação do pomar de sementes.

No dia 22, data que celebra o Dia Mundial da Água no calendário da Organização das Nações Unidas (ONU), as atividades prosseguem com a doação de mudas para a população de Neópolis. Além disso, está programada a realização de um peixamento nas margens do rio São Francisco. A ação será realizada com o apoio do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume (CIB).

No dia 23, as ações acontecem na Escola Municipal Papa João XXIII, no município de Japaratuba. Os estudantes assistirão a uma palestra sobre a produção de mudas e farão o plantio simbólico de mudas em uma área de nascente onde ocorre a captação de água para o abastecimento humano no povoado Porteiras.

Fonte: Codevasf

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta